terça-feira, 22 de setembro de 2009

A Velhice dos Dias...

Estamos a cada dia mais velhos! A cada minuto e segundo que passa, estamos mais velhos. Quando temos dezoito anos, nem notamos, quão rápido passa o tempo. Com vinte ou trinta anos de idade, a corrida pela carreira, casamento, criação dos filhos e outras obrigações do dia a dia, não nos deixam perceber que o tempo, está passando!

Um dia acordamos pela manhã, e dói onde nunca doera antes, ou percebemos como é difícil andar aquelas duas quadras, até o trabalho! E aí então, "cai a ficha" e perguntamo-nos então: - Espera aí, quantos anos tenho mesmo?! E vem a resposta: - 51 anos! E daí?! - pensamos no mesmo instante! E em nosso pensamento matinal, continuamos: - Cinqüenta e um anos é a flor da idade! - dizemos a nós mesmos, numa relutância em aceitar que os anos estão pesando! A palavra de Deus nos diz no livro do Eclesiastes capítulo 12, que os jovens, devem se preparar para a velhice. Lemos este versículo durante anos em nossa Bíblia e em nossas igrejas. Eu mesmo o li uma centena de vezes em minha adolescência e juventude, mas hoje cedo abri a minha Bíblia e o reli mais uma vez, mas aconteceu que prestei atenção ao título e à mensagem dele! Pegue a sua Bíblia, se tiver, e deixe aí ao lado, vamos precisar dela!

Durante anos, eu o li, mas não passei do Verso 1, que diz:

"Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento"

- e lendo assim, parece que o autor nos diz apenas, para nos lembrarmos de Deus. Que não o esqueçamos! Para que quando vierem os dias malvados, não digamos que estamos tristes! Mas esperem! Será que é isto que o autor quer nos dizer? Será?! Então vamos deixar de preguiça, e vamos ler todo o capítulo, do título até o último ponto! Pegue a sua Bíblia e leia todo o capítulo, e vamos às considerações finais!

Então vejam lá! Do verso dois ao verso cinco, o Pregador, deixa claro, como é o transcurso do tempo. Ou seja, que fatos acontecem ao homem e a seu corpo, durante o processo de envelhecimento. No verso dois, ele diz que "antes que escureçam o sol, a luz, a lua e as estrelas, e tornem a vir as nuvens depois da chuva." Aí eu pensei: -esse será o dia da minha morte! Não verei mais o sol, nem a luz, nem a lua e as estrelas. Estarei morto! Todos estaremos, no dia em que isto acontecer! Com certeza! Mais adiante (verso 3) ele fala dos guardas da casa tremendo, e não deve ser de frio! Ora, o guarda da minha casa, sou eu mesmo, pois não possuo segurança armada ou escolta. Então quem guarda minha casa é Deus e eu mesmo, que acordo, algumas vezes de madrugada, sobressaltado com algum barulho, ou com meu cão latindo! E assim, no avanço dos dias, quem vai estar tremendo, sou eu! O Pregador, se refere aí, ao Mal de Parkinson, que aflige os idosos. Decerto! E ainda continua dizendo: "e se curvarem os homens fortes", donde com certeza, o autor está se referindo à velhice humana! Pode ter certeza! No verso cinco, a velhice se adianta cada vez mais, e o Pregador, nos diz: "quando o gafanhoto for um peso, e perecer o apetite!" Eu nem consigo imaginar um gafanhoto tão pesado, meus irmãos! Será que o gafanhoto pesará tanto assim?!! O Pregador continua nos versos 6 e 7, a definir o sinal da passagem do tempo, até que no verso 8 ele nos diz:

"Vaidade de vaidade, tudo é vaidade!" - o que será isto?! Porque o nosso Pregador, está falando de vaidade? Então vamos ver!

Muitas vezes, quando envelhecemos, não queremos aceitar o peso dos anos! E vamos pintar os cabelos, e compramos cremes rejuvenescedores, não aceitamos que o sexo com nosso parceiro, está com os dias contados. Que algumas doenças masculinas, podem até nos deixar impotentes. Não aceitamos as rugas, e menos ainda, que esquecemos das coisas, das quais nunca deixamos de lembrar, como por exemplo o nosso aniversário de casamento, ou do nascimento de um filho. Pois bem, o Mal de Alzheimer faz isto ao cérebro humano! Achamos que temos que fazer e usar de todos os recursos e medicamentos, para que nossa juventude volte! Não aceitamos nossa velhice e aos oitenta ou noventa anos, queremos usar as roupas dos nossos netos de dezoito anos! E muitas vezes, os que aceitam a velhice com sabedoria, riem de um amigo idoso, que quer ter um comportamento de garoto de vinte anos! Bem não queremos aqui dizer, que o idoso, deve ter um espírito antigo, velho, acabado! Não! O que o Pregador nos alerta, é que temos que saber envelhecer, reconhecendo a presença e sabedoria de Deus em nossa vida! Que todos os dias aprendamos a envelhecer, e não que fiquemos a buscar uma forma de parecer mais jovem. Tentando ter, o que os mais jovens têm! Pois se o fizermos assim, aí estaremos sendo, não jovens ou idosos jovens, mas vaidosos!

A vaidade de se ter a juventude, quando se faz pesar dos anos, nos faz esquecer, que estamos cada dia mais perto de retornar ao nosso Deus!
Envelheçamos com a sabedoria de Deus, pois estamos a cada dia mais perto Dele!