quinta-feira, 15 de outubro de 2009

A Quarta dimensão Evangélica

Pastor mistura crenças de diversas religiões criando uma nova concepção de cristianismo. É o que se pode perceber nas doutrinas do Pastor da Coreia, e de uma igreja com mais de 850.000 membros. Na verdade o nome do pastor era Paul Yonggi Cho até 1992, quando ele afirma que por uma revelação de Deus ele mudou seu nome, onde ele acrescentou DAVID. Seus livros já traduzido para o português e para diversas línguas já influenciaram diversos segmentos evangélicos causando muita polêmica. Isto porque ele se usa de doutrinas que tem origem na doutrina do pensamentos positivo, e ensina práticas de vizualização. Pelo menos é o assunto de um dos seus livros chamado A quarta Dimensão.

No livro, de acordo com David Paul Yonggi Cho a terceira dimensão é o mundo material enquanto que a quarta dimensão é o mundo espiritual. Através dos sonhos, da imaginação criativa e da visualização as pessoas podem influenciar a terceira dimensão pelo poder do espírito, da mesma forma que ocorreu no dia da criação .

Ele diz que a oração precisa da ajuda da visualização mental das coisas desejadas, de modo que incubando, chocando, ela venha se materializar, dar a luz. O título do livro já tem uma linguagem que deriva de movimentos esotéricos e místicos. Mas isto não é algo novo no meio evangélico, onde se nota uma inovação neste sentido, principalmente no meio pentecostal que tende para uma doutrina voltada para o sobrenatural. Alguns acusam o pastor de ensinar heresias e fogem dos seus ensinos, outros consideram uma grande inovação e o seguem à finco.
Alguns ficam preocupados pois até na capa deste livro foi encontrada imagens subliminares, como se nota mais adiante.
Virado de lado surge uma grande imagem de um demônio, um gárgula, está sombreado em verde, para melhor visualização.

Alguns consideram apenas sabotagem para com a literatura, que não tem nada de mau. Outros já acham que a capa define exatamente o conteúdo do livro, que tem origem no positivismo e na magia .