quinta-feira, 1 de abril de 2010

1º de abril - O Dia da Mentira

"Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos". (Cl 3.9)

O país em que vivemos é extremamente rico no que tange o aspecto folclórico. O folclore é um dos fatores mais importantes da nossa cultura brasileira, e se expressa por meio das tradições do povo encontradas nas lendas, crenças, canções e costumes. Todo dia é dia de folclore, e dentre tantos, existe um que é chamado o dia da mentira - 1º de abril.

Atualmente os trotes e as brincadeiras que permeiam este dia tem diminuído devido a fatores sociais como excesso de trabalho e preocupações, as dificuldades diárias, principalmente nos grandes centros urbanos industrializados onde a vida é muito corrida e não há tempo para tais brincadeiras. Contudo, existem aqueles que ainda hoje se utilizam desta data como meio de entretenimento. Para as crianças de 6 a 8 anos esta realidade se torna ainda mais sólida uma vez que nas escolas elas sofrem a influência deste dia. Pergunta-se: Quem ensinou as crianças que o dia 1º de abril é dia de mentir? Quais as consequências desse ato? Não passa mesmo de um hábito inocente? Só as crianças mentem neste dia?

O costume de passar trotes e mentiras é comemorado em todo o mundo. Nos Estados Unidos é chamado o April Fool's Day; na França, Pisson d' Avril e, em Portugal, O Dia dos Enganos.

Origem do Dia da Mentira

Por se tratar de folclore, existem vários interpretações para se atribuir sua origem. Alguns explicam sua origem no século XVI, quando o rei Carlos IX baixou decreto, de seu Castelo de Rousillon, em Dauphine, na França, determinando que o ano deveria ter início no dia 1º de janeiro e não em 1º de abril, como acontecia. A ironia popular dos franceses aproveitou o fato para satirizar o dia 1º de abril, quando se celebrava o ano novo, com brincadeiras e ditos pitorescos, mesmo porque muita gente, ou por ignorar, ou por não se lembrar caía nas peças dos demais.

Uma outra versão contada por estudiosos é de que o príncipe Loraine pregou uma peça no rei Luís XIII, ao fugir do Castelo de Nancy, exatamente num dia destes, com a intenção de brincar com o rei, nadando pelo rio Meurthe. Devido a impopularidade de Luís XIII os franceses aproveitaram o fato para ridicularizá-lo.

No Brasil esta data folclórica foi trazida pelos portugueses.

Por que os homens escolheram um dia para a mentira?? Por que não existe o Dia da Verdade?

"Alienam-se os ímpios desde a madre; andam errados desde que nasceram, falando mentiras". (Sl 58.3)

Qual seria então o dia da verdade? Asseveramos que não existe um dia específico para a verdade, mas sim que devemos sempre dizer a verdade:

"Porque a minha boca proferirá a verdade, e os meus lábios abominam a impiedade". (Pv 8.7)

A Bíblia não faz distinção entre pecadilho e pecadaço! Toda a transgressão aos preceitos determinados pela Palavra de Deus é pecado e necessita de perdão!

A mentira é um hábito corriqueiro na sociedade atual. Existe um filme entitulado O Mentiroso que tem como personagem principal o comediante, Jim Carey. Este interpreta um advogado que passa o roteiro todo do filme mentindo e por consequência se encontrando em situações delicadas. No final do filme, ele defende diante de um tribunal seu cliente, falando a verdade. É comum a mentira dos adultos para resolverem questões simples da vida cotidiana como por exemplo: mentir para ser aceito em um determinado grupo, ou ainda, mentir para não ter que dar maiores explicações, porém, os fins não justificam os meios. O maior problema é quando o indivíduo toma a mentira como verdade. Isto é muito comum dentro das seitas. O perfil psicológico do sectário é vulnerável, aceitam ensinos irracionais e resistem à argumentação sensata. Nas seitas, devido ao autoritarismo e exclusivismo, a tendência ao erro sobressai. Um missionário mórmon declarou que acreditaria no Livro de Mórmon, ainda que o Livro de Mórmon dissesse que existem círculos quadrados! Nisto vemos o cumprimento da palavra de Deus que diz:

"E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas". ( 2 Tm 4.4)

A mentira é mais um dos muitos laços que Satanás se utiliza para povoar o lago de fogo e enxofre que é o destino eterno da besta, do falso profeta, de satanás e de todos aqueles que a praticam:

"Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte". (Ap 21.8)

A Bíblia declara que um abismo chama outro abismo (Sl 42.7), assim, traçando um paralelo podemos corretamente afirmar que uma mentira pede outra mentira. Não ignoramos que muitos adeptos de seitas são sinceros na sua crença, contudo, estão sinceramente errados. Não podemos, entretanto, dizer o mesmo de seus líderes, que ensinam aos fiéis suas mentiras como sendo verdades incondicionais. A mentira cega! Jesus disse:

"Deixai-os; são condutores cegos. Ora, se um cego guiar outro cego, ambos cairão na cova". (Mt 15.14).

Paulo confirmou:

"Mas os homens maus e enganadores irão de mal a pior, enganado e sendo enganados". (2 Tm 3.13).

A Bíblia e a Mentira

Existe um ditado popular que diz: Mentira tem perna curta. Abraham Lincoln disse: "Pode-se enganar todas as pessoas por algum tempo, e algumas pessoas durante todo o tempo, mas não se pode enganar todo o mundo por todo o tempo".

A Bíblia exorta:

"O que usa de engano não ficará dentro da minha casa; o que fala mentirás não estará firme perante os meus olhos". (Sl 101.7),

" A falsa testemunha não ficará impune e o que respira mentiras não escapará (Pv 19.5), O justo odeia a palavra de mentira". (Pv 13.5),

"O lábio da verdade permanece para sempre, mas a língua da falsidade dura só por um momento". (Pv 12.19),

"Estas coisas o Senhor odeia, e a sétima a sua alma abomina: Olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, o coração que maquina pensamentos perversos, pés que se apressam a correr para o mal, a testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre os irmãos". (Pv 6.16-19).

A Bíblia e a Verdade

A mentira tem suas raízes no diabo, que foi homicida desde o princípio e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira (Jo 8.44). Em contraste lemos:

"Falai a verdade cada um com o seu próximo; executai juízo de verdade e de paz nas vossas portas". (Zc 8.16)

Devemos pedir a Deus:

Guia-me na tua verdade, e ensina-me, pois tu és o Deus da minha salvação (Sl 25.5), Ensina-me, Senhor, o teu caminho, e andarei na tua verdade; une o meu coração ao temor do teu nome (Sl 86.11), devemos seguir o conselho do sábio Salomão: Compra a verdade, e não a vendas (Pv 23.23).

Fiquemos pois com a verdade, busquemos a verdade, falemos a verdade, aprendamos a verdade, sigamos a verdade. Jesus disse:

"Eu sou o caminho, a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim (Jo 14.6), E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará". (Jo 8.32)


------