sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Seminário debaterá recuperação de dependentes químicos em Curitiba

No dia 25 de novembro, a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) promoverá o II Seminário sobre Dependência Química em Curitiba (PR), que neste ano tem como tema “Descubra seu papel na recuperação”. O evento acontecerá das 8h às 16h30, no Auditório Mário de Mari – FIEP, no Jardim Botânico. A entrada é gratuita. Realizada pela SBB, em parceria com o SESI e o Movimento Nós Podemos Paraná, o evento é voltado a dirigentes de comunidades terapêuticas, membros de igrejas, e representantes de órgãos governamentais e da iniciativa privada, além de internos em tratamento e seus familiares,

"Todos os envolvidos na recuperação de dependentes químicos desempenham um papel relevante. Mas é preciso que a pessoa em tratamento tome consciência que seu empenho é fundamental para um resultado vitorioso. Para isto, a mensagem bíblica tem se mostrado uma aliada muito importante", destaca Erní Seibert, secretário de Comunicação e Ação Social da SBB.

O programa inclui palestras temáticas e apresentação cultural. Confira a programação completa:

– Credenciamento / Abertura

– Palestra "Os objetivos de desenvolvimento do milênio e o bem-estar"

– Palestra "A Bíblia como ferramenta na recuperação"

– Almoço

– Apresentação cultural

– Espaço Poder Público e Terceiro Setor

– Palestra "Formas e meios de tratamento à dependência química"

– Apresentação carta/declaração, contendo um esboço das principais dificuldades enfrentadas pelas Comunidades Terapêuticas.

– Encerramento

A SBB e o programa A Bíblia e a Paz: Fundada em 1948, no Rio de Janeiro, a Sociedade Bíblica do Brasil tem como missão "Promover a difusão da Bíblia e sua mensagem como instrumento de transformação espiritual, de fortalecimento dos valores éticos e morais e de incentivo ao desenvolvimento humano, nos aspectos espiritual, educacional, cultural e social, em âmbito nacional". É uma entidade sem fins lucrativos, de natureza religiosa, social e cultural. Sua finalidade é traduzir, produzir e distribuir a Bíblia, um bem de valor inestimável, que deve ser disponibilizado a todas as pessoas. Por seu caráter social, desenvolve programas com o objetivo de promover o desenvolvimento espiritual, ético e social da população brasileira, entre eles A Bíblia e a Paz.

Com o objetivo de combater as causas da violência, o programa A Bíblia e a Paz é fundamentado na promoção de uma cultura de paz por meio da divulgação da mensagem e dos valores bíblicos. Seu público-alvo é formado por detentos, dependentes químicos e seus familiares, além de comunidades em situação de risco social. Dele fazem parte os projetos A Bíblia no Cárcere, que visa contribuir para a ressocialização do detento; e A Bíblia na Recuperação da Dependência, que tem possibilitado à SBB enfatizar o trabalho com as comunidades terapêuticas e organizações voltadas ao tratamento e prevenção ao uso de drogas, promovendo encontros para troca de experiência e distribuindo literatura bíblica específica. Uma dessas obras é a Bíblia de Estudo Despertar, que tem como base o programa dos Doze Passos, adotado pelos alcoólicos Anônimos, conduzindo o leitor a ensinamentos das Escrituras Sagradas que contribuem para o processo de recuperação.

Serviço:

II Seminário sobre Dependência Química de Curitiba (PR)
Data: 25 de novembro de 2010
Horário: das 8h às 16h30
Local: Auditório Mário de Mari – FIEP
Endereço: Av. Comendador Franco, 1.341, Jd. Botânico - Curitiba (PR)
Informações: 0800-727-8888


Fonte: SBB
-----------------------------