segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Joni and Friends, grupo de voluntários cristãos nos EUA, distribui 65 mil cadeiras de rodas

Um ministério de destaque dos EUA distribuiu recentemente 65 mil cadeiras de rodas para pessoas carentes. O Centro de Deficiência Internacional Joni and Friends (Joni e Amigos), fundado pelo tetraplégico Eareckson Joni Tada, visa proporcionar não só o dom da mobilidade, mas também apoio espiritual às famílias afetadas.

Seu programa - "Rodas para o Mundo" - ajuda as comunidades em todo o mundo a compreender o coração de Deus para as pessoas com deficiência, proporcionando alívio físico através da cadeira de rodas.

"No mundo em desenvolvimento, a deficiência é frequentemente uma sentença de morte. Pelo menos, se alguém não pode andar, eles estão confinados em casa, não podem ir à escola e não podem trabalhar. Uma cadeira de rodas custa mais do que o salário de um ano, então a pessoa com deficiência e sua família não têm esperança de uma vida melhor”, disse Tada.

Em algumas comunidades, as crianças com deficiência são abandonadas ou mesmo mortas por causa da dificuldade financeira para a família ou por causa da crença popular de que uma deficiência é uma maldição.

Para resolver o problema, voluntários do Joni e Amigos aconselham as famílias que recebem uma cadeira de rodas com a Palavra de Deus. Eles também educam a família sobre cuidados e manutenção de cadeira de rodas, oferecem instruções na tomada de futuras adaptações na cadeira, se necessário, e aconselham sobre medicina preventiva.

Voluntários

Presidiários são treinados para reformar cadeiras de rodas e ajudar as pessoas com deficiência. "Enquanto aqueles que estão encarcerados estão contentes em ter uma forma para reparar seus crimes ajudando os outros, também é uma educação para eles sobre o valor da sua alma e das vidas de outros. Muitos presos também são transformados, tanto quanto o destinatário final da cadeira de rodas", afirmou Tada.

O ministério também está trabalhando para treinar os membros da igreja para coordenar a entrega de cadeiras de rodas. "Essa é uma prioridade fundamental para o Joni e Amigos - equipar a Igreja para ministrar às pessoas afetadas por deficiência - é emocionante ver o que acontece através do nosso programa Rodas para o Mundo", disse Dan'l Markham, diretor da Joni e Amigos.

O programa Roda para o Mundo começou em 1994 com apenas algumas centenas de cadeiras de rodas entregues ao longo de um punhado de viagens. Hoje, o programa cresceu e já entregou dezenas de milhares de cadeiras. Para 2011, o ministério planeja 25 viagens para ajudar os deficientes.



Fonte: Christian Today
---------------------