terça-feira, 10 de maio de 2011

Deus pode mudar o nosso coração

A Bíblia nos ensina que nosso coração é traiçoeiro. Apesar de Pai, Filho e Espírito Santo viverem em nós (João 14:23; 1 Coríntios 6:19), somos imperfeitos, e sempre precisamos fazer mudanças para melhor, adequando-nos aos padrões de santidade. - 1 Pedro 1:16.

Mas ocorre que nem sempre conseguimos mudar. Quando fui convertido a Jesus, disse a Deus: "Pai, sozinho não conseguirei". Deus ouviu minha oração, e proveu ajuda necessária para me fortalecer na fé.

Mesmo sabendo disso, muitas vezes esqueci-me do poder de Deus, de sua Soberania, e de que Ele pode mudar corações. Minha história de vida cristã nada difere da sua. Todos nós já perdemos a paciência, falamos falavras feias, desejamos o mal para o nosso irmão, achamos que não havia mais solução. A lista de pecados tornaria a leitura um fardo. Apesar disso, agradeço a Deus porque jamais desisti. Por quê? Porque Deus me ama e não me abandona.

Refletindo um pouco sobre as tristes lembranças durante minha carreira cristã, chego à conclusão de que tem valido a pena fazer a vontade de Deus. Óbvio, pois Jesus me salvou. Mas confesso: Incomodo-me com meus pecados, com minha impetuosidade ao tomar decisões. Oh Deus, muda-me sempre! Mas parece que nem sempre estou disposto a mudar. Que dilema! - Romanos 7:21-24.

Todavia, Deus tem o poder de mudar o seu e o meu coração nas áreas que Ele quiser. Qual Pai amoroso, usa o Espírito Santo para nos convencer do erro, do pecado, e das direções erradas que tomamos. E mesmo quando o pecado já se consumou, insta aos nossos corações, em tom de amor: "Volta filhinho! Não desista! Eu te amo! Arrependa-te! Eu te perdoo." Então, percebemos que a intimidade entre Deus e nós (entre Deus e mim) nos faz a realmente nos arrepender com profunda tristeza de coração, tristeza esta segundo Deus, que produz o arrependimento genuíno. - 2 Coríntios 7:10.

Toca-me, assim, profundamente o modo soberano de Deus agir, diante das nossas decisões e 'cabeçadas'. Os propósitos de Deus são inevitáveis - cumprem-se sempre, e além do que esperamos. (Isaías 55:10, 11) Se Deus foi capaz de mudar Saulo, de perseguidor do Caminho a perseguido (Atos 9:1-19), quem sou para desistir porque Deus, em seu tempo, ainda não mudou o meu calvário? Talvez Ele queira que eu faça a minha parte. Se você concorda comigo, faça uma oração parecida com esta, com o mesmo teor, mas em suas palavras:

"Senhor meu Deus, Yahweh dos exércitos, o único Deus do meu viver, em nome de Jesus arrependo-me dos meus pecados, e para a tua glória leventa-me e ajude-me a perseverar. Muda o meu coração. Cria em mim um coração obediente, puro e santo. Limpa-o com o sangue de teu Filho Jesus. Deus do meu viver, não quero desistir. Ajuda-me a te alegrar com meus atos, e a produzir frutos. Obrigado por sempre me ouvir. Em nome de Jesus, diroje-me a ti com fé. Amém."

Desenvolvamos, então, a nossa salvação. (Filipenses 2:12) Ela está garantida. Isto significa andar como salvos e gratos, não como candidatos e esperançosos. Como agradecimento, avancemos para o alvo, esticando-nos para alcançar o prêmio, como um bebê que estica as mãos para tocar no presente que já é certo de ser recebido. (Filipenses 3:13-15) E confiemos sempre: Deus pode nos mudar.


Fonte: Fernando Galli no IACS
------------------------------