sábado, 9 de julho de 2011

Relatório detalha a presença e o perfil dos cristãos em redes sociais

O relatório “Sites de redes sociais e nossa vida“, divulgado pelo Instituto Pew sobre uso da internet, causou entusiasmo em adeptos de mídias sociais.

O relatório mostra que a maioria dos religiosos em suas diferentes faixas etárias pode ser encontrada em redes sociais nas seguintes proporções: Facebook – 92%, MySpace – 28%, LinkedIn – 18% e Twitter – 13%. Pesquisadores da Pew apontam também o crescimento de 12% na participação de grupos voluntários religiosos nos SRS, passando de 42% em 2008 para 54% em 2010.

Dados mostram que, entre as pessoas ativas em seus grupos sociais de igreja, a participação em redes sociais tem crescido grandiosamente, de 36% em 2008 para 52% em 2010. Esta é a maior taxa de utilização de SRS e do maior aumento (16%) entre todos os grupos de voluntários participantes.

As redes sociais têm grande influência no incentivo e apoio a participações em grupos sociais locais (mostra um relatório da Pew lançado no início do ano), incluindo nestes a igreja, onde os usuários de internet e de smartphones têm 15% de chance a mais de serem membros ativos dos que os não-usuários. Estes resultados todos se dão decorrentes desde as fotos de eventos, trabalhos missionários e seus afins até tuites avisando que estão indo ou voltando da igreja. Independente de qual seja a igreja e o modelo que ela siga, o foco sempre será o mesmo e consequentemente todos compartilharão do mesmo propósito, por isso hoje as encontramos tão fortes em meio aos SRS.

O uso das mídias sócias hoje tem atravessado o conceito de apenas compartilhar fotos, trocar mensagens e jogos. Cristãos hoje têm usado dos meios sócio-midiáticos diariamente para falar dos assuntos a respeito da fé em Cristo Jesus e alcançar àqueles que ainda não tenham uma vida de “relacionamento sócio-espiritual”, por meio de pequenos testemunhos, compartilhar de versículos, músicas, aplicativos relacionado à Bíblia, entre outras formas.



Fonte: Gospel+
----------------