sábado, 12 de novembro de 2011

Terreiros de Salvador protestam contra intolerância de evangélicos

Terreiros de religiões de matriz africana do bairro do Engenho Velho da Federação, em Salvador, vão realizar uma caminhada contra a intolerância na próxima terça-feira, 15 de novembro, às 14h.

Os líderes religiosos protestarão contra os ataques de igrejas neopentecostais.

- Nas rádios, eles nos atacam todos os dias e todas as horas. Não sou cão, não sou demônio, como eles dizem. Os neopentecostais são mais radicais. A gente quer respeito. Não invadimos as atividades deles - critica a Yalorixá Valnizia de Ayra, do Terreiro do Cobre.

Mãe Valnizia relata que os frequentadores do terreiro são abordados por fiéis da Igreja Universal do Reino de Deus, com panfletos e alertas como: "Não vá, é um lugar do demônio".

- Não temos que conviver com isso. Uma vez, tivemos que dar uma queixa. Mas o problema desse tipo de denúncia é que é tudo evangélico na prefeitura. O prefeito (João Henrique) é evangélico. A Sucom (Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo) é de evangélico. A denúncia não vai adiante - conta Mãe Valnizia.

A "VII Caminhada contra a violência, a intolerância religiosa e pela paz" reunirá terreiros de candomblé, umbanda e culto aos caboclos, além de organizações da sociedade civil. A marcha sairá da Praça Mãe Runhó.


Fonte: Terra Magazine
--------------------