domingo, 2 de junho de 2013

Apple censura história em qua­dri­nhos por conter sexo, homossexualidade e até “Satanismo”

A Apple segue cen­su­rando qua­dri­nhos em sua loja online de apli­ca­ti­vos. Segundo nota do site VentureBeat, cerca de 56 HQs foram reti­ra­das da AppStore com a acu­sa­ção de vio­la­rem os ter­mos de uso da plataforma.

As HQs esta­vam na ComiXology, o maior apli­ca­tivo para lei­tura de qua­dri­nhos em dis­po­si­ti­vos móveis. Segundo a empresa, a Apple soli­ci­tou a reti­rada dos títu­los por causa do con­teúdo envol­vendo sexo, homos­se­xu­a­li­dade e até mesmo Satã (!). Essas his­tó­rias teriam um foco em um público adulto, o que não é aceito.

Entre as HQs bani­das estão clás­si­cos como Black Kiss, A História de O, de Guido Crepax e suces­sos como The Boys, de Garth Ennis. Outros nomes: Angry Youth Comics, No Straight Lines e Prison Pit. A Apple já tinha banido a HQ Saga por causa da par­ti­ci­pa­ção de um per­so­na­gem gay. 

Há mui­tas crí­ti­cas sobre essa cen­sura pra­ti­cada pela Apple — e nem esta­mos falando de um suposto puri­ta­nismo. Falta con­sis­tên­cia e trans­pa­rên­cia em rela­ção às regras sobre con­teú­dos per­mi­ti­dos na AppStore. Em pri­meiro lugar, mui­tos qua­dri­nhos bani­dos da ComiXology estão dis­po­ní­veis na iBo­oks­tore, livra­ria vir­tual da pró­pria empresa. Além disso, há mui­tos outros títu­los que envol­vem “temas adul­tos” e nem por isso foram proibidos.

Essa deci­são de Apple coloca em xeque a liber­dade de expres­são para diver­sas artes (e não só os quadrinhos).



Fonte: Revista O Grito
-------------------