quarta-feira, 19 de junho de 2013

Fé ajuda a encarar desafios, mas deve ser coerente com a prática

Pesquisas comprovam que quanto mais espiritualizada é uma pessoa, menores as chances de ela sofrer de ansiedade, depressão e estresse

Em um dos seus maiores sucessos, Gilberto Gil canta "andar com fé eu vou, que a fé não costuma falhar". Nos anos 80, quando a música ganhou as rádios de todo o país, pouco se falava sobre a influência da religiosidade no bem-estar físico e mental. De lá para cá, muitos cientistas, em todo o mundo, já se dedicaram a estudar essa relação, com resultados surpreendentes até para quem não crê. "Diversas pesquisas já mostraram que pessoas mais espiritualizadas sofrem menos de ansiedade, depressão e estresse, estão menos vulneráveis a doenças cardíacas, vasculares, endócrinas e autoimunes; como consequência, vivem mais e melhor", garante Ricardo Monezi, pesquisador do Centro de Estudos em Medicina Comportamental da UNIFESP. 

Em geral, quem tem fé tende a ser mais otimista e persistente com os desafios do dia a dia. "A experiência religiosa, na maioria das vezes, pressupõe a concentração e a busca do equilíbrio a partir da conexão com alguma força maior em que se acredita, que pode ser feita, por exemplo, a partir da oração", esclarece Jorge Claudio Ribeiro, filósofo e professor da PUC-SP. "Assim, a pessoa que crê conta com recursos para se refazer mais rapidamente, enquanto a que não acredita em nada tem mais chances de se desesperar diante de uma dificuldade", justifica. O pesquisador concorda que a espiritualidade facilite a conexão com o divino ou sagrado que zela por nós, produzindo um sentimento de segurança e conforto e ajudando, ainda, a lidar com os grandes mistérios da vida num nível mais subjetivo.

Fé sem religião também vale

Os benefícios da fé, no entanto, não requerem que ela seja institucionalizada. Ou seja, não é preciso seguir os preceitos de determinada religião ou sequer frequentar qualquer tipo de templo. "Ter fé é assumir um compromisso pessoal com uma determinada visão de mundo, com ideias, ideologias e conceitos que podem ser retirados de uma única religião ou de várias", afirma David Charles, teólogo e chanceler da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo.

De fato, muitas pessoas praticam uma fé própria e criam um mix de crenças de diferentes origens, sem se submeter a uma única vertente. "A religião e a religiosidade, que é a prática e a vivência da religião, são ferramentas que o ser humano pode usar para desenvolver a espiritualidade, mas não são as únicas", pondera Monezi. Meditação, leituras diversas, orações e músicas também podem ser empregadas com o mesmo fim. "Até pelo diálogo com outra pessoa, porque um dos maiores exercícios de espiritualidade é a doação amorosa", exemplifica. 

Fé na prática

Numa perspectiva objetiva, a grande contribuição da fé é oferecer diretrizes para o comportamento, uma vez que ela geralmente está ligada a determinados valores. Por isso mesmo, o ideal é combinar razão e emoção na adoção de uma religiosidade. "Só tem sentido comprometer-se pessoalmente quando se consegue atribuir verdade e valor ao conjunto de princípios que ela expressa", defende Charles. Quer dizer, não vale acreditar só por acreditar, por achar bonito. "É interessante que a experiência em que se está investindo apresente subsídios que poderão ser usados no dia a dia. Ou seja, o que se aprende no templo precisa fazer sentido no mundo lá fora", reforça. 

Em outras palavras, agir de acordo com o que se prega e vice-versa é o que fortalece a fé. "Quando há coerência entre o que se fala e o que se vive, a fé realmente passa a funcionar como um instrumento para o desenvolvimento pessoal, pautando a mudança real de atitudes", acredita o teólogo. E ela só é prejudicial quando pressupõe intolerância. "Quando uma determinada fé desrespeita o conjunto de crenças dos outros, automaticamente implica no desrespeito ao ser humano, o que pode levar a sentimentos como raiva e desejo de vingança", ressalva Monezi.




Fonte: UOL
--------