domingo, 18 de agosto de 2013

“Não adianta um pastor me dizer o que é certo ou errado”, diz apresentador do troféu Promessas

O ator Eriberto Leão é contratado pela Rede Globo e já fez várias novelas, mas também tem uma carreira ativa no teatro. Ele interpretou Jesus Cristo três vezes, em peças como “O Evangelho Segundo Jesus Cristo” e “A Paixão de Cristo”.

Eriberto foi o apresentador do troféu Promessas do ano passado e surpreendeu aos presentes com uma revelação. Emocionado, ele contou que vem de uma família de evangélicos: “Meu avô era gideão da Igreja Deus é Amor; minha mãe, a cada mês envia para mim um livro do pastor Silas Malafaia”.

Depois, diante do público formado apenas por artistas evangélicos, pastores e convidados confessou que entendia o propósito de ter sido convidado para apresentar a cerimônia. “Essa oportunidade de apresentar esta gloriosa cerimônia não é em vão. Sei que Deus me separou a dedo para estar aqui, sendo movido por Ele, honrando a Ele e testemunhando Dele, em todas as outras oportunidades”, disse.

Este ano ele já apresentou um programa da Globo chamado “Sagrado”, onde falou sobre   alguns aspectos de sua crença. No caso, o catolicismo.

Durante a visita do papa ao Brasil, participou de uma encenação na Jornada Mundial da Juventude, onde fez parte da montagem teatral da Via Sacra. Ele foi um dos atores convidados a ler uma breve meditação sobre um trecho bíblico, escrita pelos padres Joãozinho e Zezinho.

Porém, ao jornal O Globo revelou um pouco mais. Contou que costuma ler os salmos como forma de meditação antes de dormir e ao acordar. “Tenho uma ligação muito forte com Jesus. Não faço parte de nenhuma instituição, mas aprecio a obra de Leonardo Boff, a teoria da libertação e as mentes mais arejadas do cristianismo”, explica.

Este mês ele voltou a falar sobre sua fé, usando termos bem distintos. À revista VOI de Curitiba, disparou “A peça O Evangelho Segundo Jesus Cristo, tem um cunho religioso, mas também totalmente herege.  A obra apresenta um Jesus mais humano, que se relaciona com Maria Madalena. Já a Paixão de Cristo de Nova Jerusalém é absolutamente fiel à Bíblia… mas Cristo é retratado como um guerrilheiro. A minha religiosidade caminha para uma maior consciência da nossa existência, muito mais que seguir dogmas. Sou um herege nesse sentido. Não acredito naquilo que me contam, prefiro descobrir a verdade por mim mesmo. Não adianta um padre ou pastor me dizer o que é certo ou errado… eu não sou um cordeirinho. Sou leão (risos)”.

Causou estranheza a mudança de atitude do ator sobre a religião.  Embora tenha trabalhado em eventos de padres e pastores e divulgado a fé católica, além de representar Jesus, agora diz ser “herege” e que “não adianta um padre ou pastor me dizer o que é certo ou errado… eu não sou um cordeirinho”? Nas redes sociais surgiram vários comentários sobre o assunto, especialmente de evangélicos, criticando o ator.




Fonte: Gospel Prime
----------------