terça-feira, 6 de agosto de 2013

Arqueólogos dizem ter encontrado pedaços da cruz de Jesus

Arqueólogos, trabalhando em uma antiga igreja na Turquia, acreditam terem encontrado algo incrível.

  A relíquia foi encontrada dentro de uma caixa de pedra, descoberta entre as ruínas da Igreja Balatlar, um edifício construído no século VII, em Sinop, próximo às margens do Mar Negro.

“Nós descobrimos uma coisa santa em um baú. Ele é um pedaço de uma cruz”, declarou o arqueólogo Gülgün Köroglu, em entrevista ao portal Hurriyet Daily News. Ele mostrou um pedaço da pedra (ver foto) com uma pequena cruz esculpida, em uma coletiva de imprensa.

“Esta caixa de pedra é muito importante para nós. Ela tem uma história e é o artefato mais importante que desenterramos até agora”, declarou. De acordo com a NBC News, o achado foi levado para estudos aprofundados em laboratório.

A cruz que Jesus foi crucificado tem sido alvo de grande interesse por religiosos de todo o mundo, além de provocar muita controvérsia. Diversas igrejas, nos mais variados países, afirmam possuir pedaços de madeira que seriam da verdadeira cruz. Mas, a autenticidade é sempre questionada por críticos e especialistas.

O teólogo João Calvino, cético do século 16, fez uma vez uma declaração bastante irônica sobre isso: “Se todas as peças que foram encontradas como a ‘verdadeira cruz’ forem colocadas juntas, elas iriam construir um navio de carga”.

Outras relíquias foram encontradas dentro de um ossuário com 2.000 anos de idade em 1981, mas até hoje sua origem e significado são questionados. Chamado de “Ossuário de Jonas”, (porque os desenhos externos mostram um homem sendo engolido por uma baleia) foi inicialmente atribuído como um artefato cristão. Estudos aprofundados derrubaram essa teoria, mostrando que os desenhos eram apenas decorativos e foram mal interpretados.

  A equipe de Köroglu trabalha no local desde 2009. As escavações renderam muitas surpresas, incluindo mais de mil esqueletos humanos. A igreja, construída no ano de 660, possui afrescos em suas paredes que retratam Jesus, Maria e os Apóstolos.




Fonte: LiveScience
-----------------