segunda-feira, 11 de julho de 2011

Livro polêmico considerado blasfema "O Evangelho Segundo Jesus Cristo" de José Saramago será adaptado para o cinema

O cineasta Miguel Gonçalves Mendes vai transformar em filme o romance 'O Evangelho Segundo Jesus Cristo', de José Saramago, para o que já tem argumento adaptado para uma produção com equipe e elenco internacionais, notícia a agência Lusa.

O Evangelho Segundo Jesus Cristo foi publicado em 1991 é é uma das obras mais polémicas de José Saramago.

Considerada blasfema e abusiva por alguns, motivos que levaram o autor a exilar-se em Lanzarote onde veio a falecer.

Quase vinte anos depois da primeira edição, este evangelho já é encarado com maior tolerância, mas o seu conteúdo continua a gerar sorrisos e agrado para alguns, surpresa e opiniões contraditórias noutros.

O certo é que ninguém fica indiferente!

Segundo Miguel Gonçalves Mendes “O Evangelho Segundo Jesus Cristo” " É o mais cinematográfico de todos os romances de José Saramago, é o que tem a estrutura para adaptar para cinema".

E acrescenta :"A leitura da história é minha", mas fica a “alma” do romance. "A desconstrução da imagem de Jesus, a questão da culpa, do livre arbítrio, do Bem e do Mal, de estarmos perdidos, o próprio papel da mulher, injustiçada", tudo isso está lá afirma Miguel Mendes.

Esta obra cinematográfica põe a parte as questões polêmicas surgidas quando da publicação do livro.

Na mesma notícia da Lusa pode ler-se que na nota de intenções, Miguel Gonçalves Mendes afirma que "este filme é exatamente sobre a que ponto chega a crueldade humana, seja em nome do poder, do dinheiro, das relações ou de um deus".

“O Evangelho Segundo Jesus Cristo”, publicado em 1991, conta a história da vida de Jesus, numa interpretação do texto religioso, mas a edição foi alvo de acerbas críticas sobretudo por parte da Igreja.

Na altura, o então sub-secretário de Estado da Cultura, António Sousa Lara, vetou a candidatura do romance a um prémio literário, dizendo que ofendia "a moral cristã".

Tudo isto fez com que José Saramago deixasse Portugal, passando a viver em Espanha, na ilha de Lanzarote.

Miguel Gonçalves Mendes disse estar preparado para a contestação que o filme vai gerar quando sair, mas por enquanto está na fase de financiamento, e tem quase garantidas parcerias internacionais.



Fonte: Zita Ferreira Braga em Jornal HardMusica
---------------------------------------------