sexta-feira, 15 de julho de 2011

Não sei qual igreja frequentar!

Há muitos confusos quanto a qual igreja (denominação) seguir. Talvez porque muitas seitas tentaram lhe passar a idéia de que há somente uma denominação verdadeira. Pode ser também que buscam perfeição nas denominações, e qualquer erro observado se torna motivo para a pessoa abandonar aquela igreja. Ou ainda estão buscando uma denominação mais “light”, tolerante ou que faça vista grossa ao modo de vida da pessoa e a aceite como ela é. Como lidar com tais pessoas?

Concentre-se na pessoa de Cristo. Ele é a verdade absoluta. Depois prove naBíblia que a religião ou igreja verdadeira é um modo de vida adotado por todos aqueles que aceitam a Jesus e o servem, conseqüentemente, numa denominação cristã. (Tiago 1:27) Na Bíblia, ajude-a a entender que somos imperfeitos (Romanos 3:23), por isso, ela sempre observará erros. Estude e enumere a ela as características da igreja verdadeira - ser cristocêntrica, fiel à sã doutrina. Isso a fará compreender o que Jesus espera dos membros de sua igreja e como devem agir no seu dia-a-dia.
Com isso em mente, pensei em possibildades de respostas para as seguintes queixas e demonstrações de dúvidas quanto a escolher uma igreja cristã.

Queixa - “Cada religião diz ser a verdade. Na minha família tem pessoas de várias crenças. Sai briga aqui em casa, às vezes. Assim fica difícil!”

Resposta cristã -
Em primeiro lugar, religião é a sua fé. Quem tem fé no Buda é budista. Quem tem fé em Ala é muçulmano. Quem tem fé em Jesus é cristão. Assim, minha religião é o Cristianismo. Dentro do Ciristianismo, há muitas denominações que professam a crença em Jesus. E há aquelas que dizem crer em Jesus, mas ensinam um outro Jesus, tornando-se uma seita. Se tentarmos encontrar o caminho certo apenas por ouvir o que as pessoas dizem, ficaremos realmente em dúvida. Mas se acreditarmos nas simples palavras de Jesus, já estaremos dentro da religião verdadeira. Jesus disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida.” (João 14:6) Você crê nisso? (Espere uma resposta.) Se você crê, precisa aceitá-lo como seu único Salvador. (João 3:16) Depois de aceitar a Jesus, você entenderá que as igrejas ou denominações cristãs - Batista - Presbiteriana - Metodista e outras têm suas diferenças de interpretação, mas todas ensinam a salvação exclusivamente através de Jesus Cristo. Então, Deus sabe que não podemos interpretar a Bíblia cem por cento corretamente, pois Ele é o Autor dela. Por isso, Ele compreende essas diferenças, mas não deseja que briguemos por assuntos de segunda importância. Ele deseja que tenhamos fé em Jesus, e que este Filho amado que morreu por nós seja o centro de nossas vidas. Portanto, ao aceitar a Jesus como seu Deus, Senhor e Salvador, você pode decidir ser membro de uma das igrejas que ensinam a doutrina de Jesus, que só ele é o caminho a verdade e a vida. Quer aprender sobre como aceitar Jesus de verdade?

Queixa 2 - “Fui a uma igreja, o Padre só ficou falando em política. Fui nos crentes, vi lá dentro brigas entre jovens, crianças brincando e fazendo barulho fora da igreja. Sem contar aqueles que lá dentro parecerem uma coisa, mas na vida real não serem nada daquilo.”

(1) Não existe igreja perfeita. Desde a primeira igreja cristã, há quase dois mil anos, há problemas. Não devemos escolher a denominação cristã esperando perfeição. Mas a Bíblia mostra que o amor é um sinal dos que seguem a Cristo. Veja o que Jesus disse em João 13:34, 35. (Leia o texto e pergunte o que a pessoa entendeu.) Assim, quando demonstramos amor, compreendemos os erros dos outros. Aprendemos a perdoar. E isso gera um ambiente cristão dentro da igreja. Você está disposto a perdoar e compreender? (Espere uma resposta.)

(2) Todavia, Deus entenderá se você se sentir melhor numa igreja mais organizada, onde os pais ensinam seus filhos a se comportarem como ouvintes da Palavra, onde o pregador fale sobre o Reino de Deus e seu Rei Jesus Cristo. Gostaria de te convidar para assistir a um de nossos cultos. Que eu me lembre, nos últimos cultos eu aprendi muita coisa interessante. (Fale do que você aprendeu.) Podemos combinar para eu te levar ao templo nesse próximo domingo?

É importante ensinar a pessoa a se concentrar no exemplo de Jesus, e naqueles que seguem suas pisadas. (1 Pedro 2:21) O fato de uma pessoa trabalhar numa empresa e observar que alguns não se comportam bem, em si, não deve fazer a pessoa abandonar o trabalho. O mesmo podemos dizer de freqüentar e ser membro ativo numa igreja cristã. Motive a pessoa assistir aos cultos regularmente. (Hebreus 10:24, 25) Mas não insista. Pergunte ao pastor sobre qual tema ele pretende falar, e avise a pessoa por telefone. Deixe-a interessada. Ensine-a a anotar os pontos principais da mensagem, ou se preferir, no começo faça isso para ela. Prove para ela que prestando atenção nos ensinos bíblicos e em Jesus, os cultos terão um significado especial para ela. Outra dica importante é apresentar a ela pessoas de fé, alicerçadas na Palavra, de boa reputação. Ao levá-la ao culto, faça-a sentir-se bem recebida.

Percebeu que acompanhando a pessoa estamos evangelizando e discipulando? Por que, então, não procura treinar essas sugestões, com sua família ou irmãos em Cristo, fazendo as devidas adaptações? Faça isso por amor a Deus, por gratidão pelo que Jesus fez por você. Ensinar que a Igreja Verdadeira não é uma instituição religiosa, mas um modo de vida cristão, aliviará a pessoa de dúvidas quanto a escolhas, pois ela entenderá que como parte do corpo de Cristo - sua Igreja - ela pode servir a Deus Pai, Filho e Espírito Santo numa denominação cristã.


Fonte: Fernando Galli no IACS
-------------------------------