quarta-feira, 16 de maio de 2012

Jugo desigual: você sabe o que significa?

II Coríntios 6:14-18

O que é um jugo? Segundo o dicionário da Língua Portuguesa, jugo pode ser: Canga de bois; junta de bois; espécie de forca, por baixo da qual os romanos faziam passar os inimigos vencidos; sujeição; domínio; opressão.

Quando analisamos um dos significados de jugo, mais precisamente a sujeição, estamos falando de alguém que tem influência sobre outro, a ponto de torná-lo como escravo. Jugo desigual é, portanto uma forma de sujeição em que aparece somente o lado de quem domina, ou sujeita, ignorando o direito do outro, o sujeitado.

No Texto proposto, no versículo 15, o escritor nos diz que não pode haver harmonia entre Cristo e o Maligno. Não deve haver nenhuma ligação permanente entre o crente e o mundo controlado pelo diabo que o comprometa na luta contra Deus. (O incrédulo pode por influência, fazer com que o crente se volte contra Deus, tornando-se seu inimigo). Na dinâmica da vida cristã, qualquer ligação com incrédulos que tende a diminuir o amor ou mudar a direção da peregrinação para Deus é um jugo desigual. (I João 2:15; Dt. 22:10 – com junta de boi e jumento. A razão para isso pode ser a impraticabilidade de fazer um jumento puxar o peso que deve ser puxado por um boi ou fazer um boi caminhar no ritmo mais rápido de um jumento. Ou até mesmo o contraste entre animais limpos (o boi) ou imundos (o jumento – Dt. 14:1-8)) pode ter servido para lembrar Israel de seu chamado à pureza. Paulo cita este versículo em II Co 6:14, proibindo a comunhão entre crentes e incrédulos.)

Quero usando como base este texto, apontar outra forma de jugo desigual. Está no livro de Provérbios 6:12-19.

Quem o escritor nos aponta, que sua amizade ou comunhão, pode ser enquadrada na explicação do jugo desigual?

1 – O homem de Belial - Uma pessoa malvada. A palavra vem de duas palavras hebraicas que conjuntamente significam “sem proveito”. No texto de II Co 6:15, Paulo traduz estas palavras por “Maligno”. (vers. 14, 15, 17,18)

2 – Pessoa que semeia contendas - É interessante verificar que a própria palavra “Diabo”, originalmente, significa “semeador de contendas” já que no grego, diabolos, quer dizer “lançar um contra o outro”. A palavra hebraica Satan tem o sentido básico de “acusador”. A palavra “blasfêmia” quer dizer “maledicência”, se bem que nossa língua a reserva para “falar mal contra as coisas de Deus”. Isto nos basta para sabermos que a obra do falso testemunho é do inferno. ( vers. 19). O semeador de contendas é uma abominação perante Deus. O que é abominável? Detestável, execrável.

Conclusão: Quem são seus amigos? Quem são seus companheiros de trabalho? Quem são seus companheiros de escola? Quem é sua namorada? Quem é seu namorado? Observe-os bem, para não se colocar num jugo desigual, desfrutando de amizades e companheirismos de pessoas que muitas vezes são enquadradas pela Palavra de Deus, como filhos de Belial e semeadores de Contendas. Você está debaixo de algum jugo desigual? Entregue-o a Cristo que te oferece um jugo suave, suave por que não haverá desigualdade, pois Cristo não te forçará a carregar nada além do que você possa suportar!



Fonte: Pr. Ubirajara Quintino no site da Igreja Evangélica Presbiteriana Ebenézer
------------------------------------------------------------------------