sexta-feira, 25 de maio de 2012

Noruega aprova separação da Igreja e do Estado

A Noruega superou uma última barreira nesta quinta-feira para separar a Igreja Protestante Luterana norueguesa do Estado, após a aprovação dos parlamentares, indicou nesta quinta-feira o Parlamento. O país era uma das poucas nações desenvolvidas que continuava tendo uma religião oficial do Estado.

Para realizar esta mudança, foi preciso reformar a Constituição, razão pela qual o Parlamento a aprovou pela segunda vez nesta quinta-feira, depois de ter votado na segunda-feira. Na ocasião, foram contabilizados 161 votos a favor da separação e três contra.

Quando foi perguntado nesta quinta-feira aos parlamentares se confirmavam este primeiro resultado, "ninguém se opôs", indicou o porta-voz do Parlamento, Torodd Noreng, à AFP. Após esta nova aprovação, o Parlamento terá que iniciar as gestões necessárias para reformar a Constituição.

A separação entrará em vigor oficialmente no dia 15 de junho. Cerca de quatro milhões de noruegueses, de um total de 4,7 milhões, pertencem à Igreja da Noruega, que apoia esta reforma constitucional.


Fonte: AFP
---------