quinta-feira, 31 de maio de 2012

Provérbios 4

Ouçam, meus filhos, a instrução de um pai;
estejam atentos, e obterão discernimento.
O ensino que lhes ofereço é bom;
por isso não abandonem a minha instrução.
Quando eu era menino, ainda pequeno, em companhia de meu pai,
um filho muito especial para minha mãe,
ele me ensinava e me dizia:
"Apegue-se às minhas palavras de todo o coração;
obedeça aos meus mandamentos, e você terá vida.
Procure obter sabedoria e entendimento;
não se esqueça das minhas palavras nem delas se afaste.
Não abandone a sabedoria, e ela o protegerá;
ame-a, e ela cuidará de você.
O conselho da sabedoria é: procure obter sabedoria;
use tudo que você possui para adquirir entendimento.
Dedique alta estima à sabedoria, e ela o exaltará;
abrace-a, e ela o honrará.
Ela porá um belo diadema sobre a sua cabeça
e lhe dará de presente uma coroa de esplendor".
Ouça, meu filho, e aceite o que digo,
e você terá vida longa.
Eu o conduzi pelo caminho da sabedoria
e o encaminhei por veredas retas.
Assim, quando você por elas seguir,
não encontrará obstáculos;
quando correr, não tropeçará.
Apegue-se à instrução, não a abandone;
guarde-a bem, pois dela depende a sua vida.
Não siga pela vereda dos ímpios
nem ande no caminho dos maus.
Evite-o, não passe por ele; afaste-se e não se detenha.
Pois eles não conseguem dormir enquanto não fazem o mal; p
erdem o sono se não causarem a ruína de alguém.
Pois eles se alimentam de maldade, e se embriagam de violência.
A vereda do justo é como a luz da alvorada,
que brilha cada vez mais até à plena claridade do dia.
Mas o caminho dos ímpios é como densas trevas;
nem sequer sabem em que tropeçam.
Meu filho, escute o que lhe digo;
preste atenção às minhas palavras.
Nunca as perca de vista;
guarde-as no fundo do coração,
pois são vida para quem as encontra
e saúde para todo o seu ser.
Acima de tudo, guarde o seu coração,
pois dele depende toda a sua vida.
Afaste da sua boca as palavras perversas;
fique longe dos seus lábios a maldade.
Olhe sempre para a frente,
mantenha o olhar fixo no que está adiante de você.
Veja bem por onde anda,
e os seus passos serão seguros.
Não se desvie nem para a direita nem para a esquerda;
afaste os seus pés da maldade.



--------------------------------