terça-feira, 2 de abril de 2013

Ator Diogo Morgado nunca imaginou que série "A Bíblia" pudesse se tornar um fenômeno

Diogo Morgado foi o ator escolhido para a produção do Canal História para o papel de Jesus. O ator português está surpreso com o sucesso de A Bíblia nos Estados Unidos, e, em declarações ao PÚBLICO, relativiza as críticas que a série tem recebido. “Seria impensável fazer uma série sobre a Bíblia e não esperar críticas", diz.

O sucesso que A Bíblia tem alcançado não apenas nos Estados Unidos, mas também na Espanha, onde também foi líder de audiências, tem surpreendido. Logo na estreia nos Estados Unidos a série foi vista por 13,1 milhões de pessoas, um recorde na televisão a cabo para 2013, e o último episódio  (o final vai para o ar no domingo), soma já um total de 70 milhões de espectadores.

“A reação do público tem sido absolutamente extraordinária, os números falam por si”, diz ao PÚBLICO, por e-mail, o ator de 33 anos, mostrando-se surpreso, admitindo que nunca imaginou que A Bíblia se pudesse tornar neste fenômeno. “Nunca pensei nisso. Durante a rodagem era um dia de cada vez, dando tudo o que tinha sem nunca pensar em sucessos ou no futuro, de maneira que agora tem sido um surpresa incrível para mim”, acrescenta o ator.

Para Diogo Morgado, parte deste sucesso pode ser explicado pelo cuidado que existiu em toda a produção da série. O ator explica que os produtores, o casal Mark Burnett e Roma Downey, se preocuparam em dar um “toque humano e mais real” à história. Mais do que a brutalidade das imagens, por exemplo quando Jesus carrega a cruz e é violentamente chicoteado, o que passa para os telespectadores são imagens de Maria, sua mãe, em sofrimento por não poder ajudar o filho. “Isto apela à preferência do público”, diz o ator.

Mas nem só de números e elogios, se tem feito o percurso da série de dez horas, dividida em dez episódios. Como em tudo o que diz respeito à religião, têm sido várias as críticas apontadas à série. Há quem escreva que o retrato feito da vida de Jesus não é fidedigno, outros falam no excesso de efeitos visuais e há ainda quem critique a seleção dos episódios da Bíblia na série, que acabou por deixar passagens importantes do livro para trás.  

Diogo Morgado relativiza: “Seria impensável fazer uma série sobre a Bíblia e não esperar críticas, é impossível agradar a todos”.“Só o simples facto de em dez horas de televisão ser fisicamente impossível retratar toda a Bíblia, havendo à partida uma seleção daquilo que serão as histórias mais relevantes, já por si é alvo de severas críticas”, diz o ator, destacando, no entanto, que tem tido “a felicidade de por enquanto ter apenas boas críticas” em relação ao seu trabalho. “O que me deixa obviamente contente, mais ainda porque neste caso não é só o meu trabalho que está em causa, mas também o orgulho de Portugal”, conclui.

Em Portugal, A Bíblia estreia já neste fim-de-semana na SIC, estando os dez episódios divididos entre as tardes de sábado e domingo.


Fonte: Publico
-----------