sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Igreja Northland na Flórida investe em cultos nos lares usando a internet

A Northland, uma Igreja Distribuída, em Longwood, na Flórida, tem atualmente de 15-20 Igrejas em vários estados que, virtualmente, participam dos cultos realizados no campus principal, todos os domingos.

"As Igrejas nos lares são a extensão próxima do movimento em vários locais," disse o Dr. Dan Lacich, pastor de Serviços Distribuídos em Northland, ao The Christian Post.

"Eles participam muito como os multissítios fazem, atendendo apenas em um pequeno espaço, geralmente em uma sala da comunidade, em casa ou um casa de associação condomínio."

Cada Igreja doméstica tem um "ministro local" que hospeda a reunião usando a Internet ou uma caixa de Roku aos serviços da Igreja principais desde o campus principal da Northland.

Lacich, que regularmente dá palestras para os ministros do local, disse que os adoradores de Igrejas participam ativamente dos serviços como o fariam se estivessem fisicamente em um dos multissítios. Eles se cumprimentam um ao outro, de pé e cantam durante o culto e em comunhão, disse ele.

"Quando as pessoas vêem eles pensam: 'isso é meio estranho,'" admitiu Marcy Burth, que dirige uma Igreja doméstica Northland em Veneza, na Flórida, junto com seu marido Rony, ao The Christian Post.

"Mas depois de uma ou duas semanas eles pensam: 'isso é bom," porque nós temos a vantagem da proximidade, e ainda a qualidade da pregação de Northland," disse ela.

Cerca de 15 a 24 pessoas se reúnem semanalmente para os serviços na sala de estar Burths." Eles mantêm um jantar trivial juntos antes de assistir o serviço pela televisão de tela grande do casal.

Burth disse que o cenário intimista permite uma conversa mais profunda e construção de relacionamentos, que por vezes pode ser mais difícil ter em Igrejas maiores.

"Temos um grande número de pessoas que frequentam outros serviços na parte da manhã, mas eles se permanecem porque amam a nossa Igreja," disse Burth.

Em Veneza, a Igreja doméstica não se limita a atender aos domingos, quintas-feiras, mas também aos estudos bíblicos. O grupo também planeja passar por Dave Ramsey's Financial Peace University no próximo mês.

Burth disse que os membros estão também ao serviço da comunidade local. No ano passado, eles se ofereceram para um evento e proveram o Natal de uma família em necessidade.

Um ano atrás, Northland seguiu o mesmo modelo multissítio usado por muitas outras mega-igrejas tech-saavy. Diferentes campi da Igreja realizaram cultos grandes todos os domingos às suas instalações físicas, mas escutou o sermão do pastor Joel Hunter, por meio de transmissão.

Mas a Igreja começou a considerar a idéia de casa ou simples Igrejas, o que ajudaria a Northland chegar a mais pessoas em suas comunidades, sem pagar o preço pesado com as instalações multissítios e funcionários. Através do método da Igreja doméstica, também pode-se tomar medidas em direção à visão de Hunter de fazer Northland uma Igreja catalisadora para um milhão de novas Igrejas em 2020.

"Tanto as reuniões da Igreja e da casa grande como reuniões da Igreja simples precisamos uns dos outros para um ministério eficaz," disse Lacich.

"Nos primeiros dias da Igreja, eles deram os serviços do templo e serviços casa a casa. O período de casa a casa era culto, ter comunhão, conduzir as pessoas ao batismo e orar uns pelos outros. Isso é o que estas pessoas estão vivenciando."

Mais de 12.000 pessoas participam da Northland cada semana, incluindo 4.000 que adoram regularmente online através do Facebook, aplicativos de smartphones, ou o canal da Igreja Roku, que foi instalado em 5.000 casas até o momento.

"A coisa toda é para a Igreja a ser distribuída para além dos muros," disse Lacich. "Nós usamos a tecnologia e obtemos o Evangelho ao local onde as pessoas são."


Fonte: The Christian Post
------------------------