quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Padre americano é encontrado morto em Pernambuco

O corpo do padre jesuíta americano Ferdinand Azevedo, 72 anos, foi encontrado sem roupas, com as mãos amarradas e uma corda no pescoço em um apartamento em Janga, litoral de Pernambuco, onde realizava um retiro espiritual. O corpo foi achado na noite da última segunda-feira por membros de sua congregação.

Eles tentavam entrar em contato com o americano havia vários dias e, perante a falta de resposta, decidiram buscá-lo pessoalmente no apartamento em Janga, onde os jesuítas realizam retiros individuais. Apesar das circunstâncias em que foi achado, o corpo não tinha sinais de violência nem ferimentos aparentes. A polícia não descarta as hipóteses de homicídio nem suicídio.

A delegada de Janga, Morgana Alves, disse que abriu uma investigação para estabelecer as causas da morte e acrescentou que espera os resultados da autópsia para saber se o padre tem lesões internas, que podem ser indícios de homicídio. O episódio ocorreu na cidade de Paulista e o corpo estava de joelhos e em avançado estado de decomposição.

O religioso, que vivia no Brasil desde 1975 e chegou a ser provincial dos jesuítas em Pernambuco, acostumava realizar todos os anos um retiro de 10 dias no mesmo balneário. Azevedo era pesquisador e professor no departamento de Ciências da Religião da Universidade Católica de Pernambuco, em Recife, e coordenava o Instituto de Pesquisa Pai Nogueira Machado, vinculado ao mesmo centro acadêmico.

Formado em Filosofia pela Gonzaga Universidade (1963), o jesuíta tinha mestrado em História na Loyola University of Los Angeles (1968) e doutorado também em História na The Catholic University of América (1974), em Washington. O americano, que se ordenou sacerdote na Companhia de Jesus em 1970, recebeu em 1997 o título de Cidadão Pernambucano, concedido pela Assembleia Legislativa por sua contribuição à educação no Estado.



Fonte: EFE
--------------