segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Vaticano adverte católicos sobre confissão pelo iPhone

Os católicos não podem fazer suas confissões por meio do iPhone e a tecnologia não substitui a presença física quando se admite os pecados a um padre, disse um porta-voz do Vaticano nesta quarta-feira (9).

O comunicado do padre Frederico Lombardi foi divulgado depois do lançamento nos Estados Unidos de um aplicativo para o iPhone criado para ajudar os católicos na confissão exigida pela Igreja Católica.

"Não se pode, de forma alguma, se confessar pelo iPhone", disse Lombardi nesta quarta-feira (9), acrescentando que a confissão requer a presença do penitente e do padre. "Isso não pode ser substituído por qualquer aplicação de TI", afirmou.

'Roman Catholic'

O aplicativo "Roman Catholic" acompanha os católicos pelo processo de sacramento e contém o que a empresa responsável pelo programa considera ser "uma avaliação personalizada da consciência para cada usuário".

Segundo os inventores, o programa não foi criado para substituir as confissões presenciais, mas ajuda os católicos no processo, que geralmente envolve admitir pecados aos padres em uma cabine de confissão.

Reportagens afirmando que o aplicativo tinha recebido aprovação da Igreja Católica nos EUA indicaram que agora seria possível se confessar por meio do iPhone.



Fonte: Reuters
-----------------------