quarta-feira, 13 de julho de 2011

Enganoso é o coração!

"Toda a cabeça [o centro dos pensamentos] está enferma, e todo o coração [o centro da vontade] fraco. Desde a planta do pé à cabeça não há nele coisa sã" (Is 1:5-6).

Frequentemente ouvimos frases do tipo: "Confie no seu coração"; "Faça o que o seu coração mandar"; "Siga o seu coração". Mas será que isso dá certo? Ou melhor, será que isso está certo?

Consultando a Palavra de Deus, encontramos: "Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?" (Jr 17:9). Em outras palavras: Não confie no coração!

Adão e Eva seguiram seus corações, confiaram nele quando desobedeceram a Deus. E a tragédia foi grande. O pensamento deles foi, provavelmente, este: "Posso decidir por mim mesmo o que é melhor para mim. Não preciso dos conselhos de Deus, nem de suas ordens". Eles acreditaram nas mentiras da serpente e nos desejos de "liberdade" e "independência" gerados em seus corações. E se deram muito mal. "Há caminhos que parecem certos, mas podem acabar levando para a morte" (Pv 14:12).

É necessária uma intervenção de Deus, através de Jesus Cristo, mudando esse coração enganoso. Somente a partir daí, com um novo coração, é que o homem se volta totalmente para Deus, para ouvi-Lo e conhecê-Lo: "Porei no coração deles o desejo de reconhecerem que eu sou Deus, o Senhor. Então eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus porque com todo o coração vão voltar para mim" (Jr 24:7).

Confie somente na Palavra escrita de Deus (a Bíblia); confie e siga somente suas doutrinas; não confie em seu coração, nem em homens, nem em si mesmo!

Confira, sempre, se os desejos de seu coração estão de acordo com a Palavra de Deus. E viva "de toda palavra que sai da boca de Deus" (Mt 4:4b)!



Fonte: Carlos Matheus Tarzia Junior na Ultimato
----------------------------------------------