terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Ministério Público do Rio de Janeiro denuncia prefeita por desvio em convênio com igrejas evangélicas


O Ministério Público do Rio de Janeiro denunciou ao Tribunal de Justiça a prefeita de São Gonçalo, Aparecida Panisset, e mais três pessoas por desvio de dinheiro público. A ação foi apresentada pelo Procurador-Geral de Justiça, Cláudio Lopes.

De acordo com informações da assessoria de imprensa do MP, a ação penal contra a prefeita de São Gonçalo indica que Aparecida teria desviado cerca de R$ 600 mil dos cofres públicos por meio de dois convênios firmados com igrejas locais. O primeiro deles, celebrado em 21 de outubro de 2005, repassou R$ 25 mil mensais durante um ano para a Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministérios da Reconciliação (Ieadmr). A entidade deveria prestar cursos profissionalizantes e realizar serviços médicos e assistenciais para a população. Procurada, a assessoria de imprensa da prefeitura de São Gonçalo não foi encontrada para falar sobre o assunto.

Já o segundo convênio, de mesmo valor e tempo de duração, foi firmado no dia 1º de junho de 2006 com o Templo Pentecostal Casa do Saber (TPCS), com objetivo semelhante. De acordo com a denúncia, as atividades nunca foram implementadas. Também responderão à ação penal, caso recebida a denúncia pelo Tribunal, o presidente da IEADMR, Moisés Figueiró Moreira, além de Zilar de Souza Couto e Isaque de Araújo Marques, responsáveis pelo TPCS. A prefeita vai responder também por ter se omitido a prestar informações requisitadas pelo MP-RJ.

Além do Poder Executivo, as denúncias também envolvem o Legislativo em outros municípios, com dois vereadores entre os denunciados. Segundo o MP, o vereador de Araruama, Sérgio Roberto Egger de Moura, foi denunciado por desacatar um policial militar, e o vereador André Luiz Amim Monteiro, da Câmara Municipal de Miracema, por lesão corporal e ameaça contra Mateus Pinto Schelck, em 21 de maio de 2009.


Fonte: Terra
-------------