sábado, 12 de fevereiro de 2011

Atrasos de noivas irritam padres e acabam em multa

Noiva atrasada é tradição em casamento na igreja. Cria um suspense e deixa o noivo apreensivo, mas irrita alguns padres. No Paraná, um deles resolveu acabar com esse costume mexendo no bolso dos noivos.

Em uma das igrejas de Apucarana, PR, o atraso dos noivos é descontado no tempo de duração do casamento. Os funcionários não gravam entrevista, mas contam que já viram cerimônia terminar em apenas 15 minutos.

Na igreja do bairro vizinho, o padre também adotou tolerância zero. De acordo com o cartorário Glédson da Silva: “Se houvesse atraso, ele iria abandonar a cerimônia”.

Na catedral, onde acontecem os casamentos mais disputados, tempo também virou polêmica e vale dinheiro.

Irritado com os constantes atrasos nas cerimônias, o padre Roberto Carrara agora exige dos noivos um cheque caução no valor de R$ 500. Se eles chegam no horário combinado, recebem o cheque de volta. Se não são pontuais, o dinheiro vai para o caixa a igreja.

“Marcou um horário, é aquele horário. Eu sou, nesse sentido, muito radical. Quando se trata de mexer no bolso, tudo se resolve”, diz o padre.

A decisão foi comunicada durante uma missa e teve o apoio dos fieis.

Tanto rigor preocupa Guilherme e Juliana, que vão se casar este fim de semana. Na reta final dos preparativos, eles temem não cumprir o combinado e contam com a clemência do padre.

“Padre, por favor. Uns 10 minutos acho que dá para tolerar”, pede a noiva Juliana Jonas.

O casamento da Juliana e do Guilherme vai ser o primeiro na catedral de Apucarana com a nova regra.

O padre disse que vai usar o dinheiro para pagar contas da igreja e horas extras de funcionários provocadas por atraso de noivos.


Fonte: G1
--------------