terça-feira, 10 de janeiro de 2012

São Paulo vive onda de obras de megatemplos

Para quem vê a lista de obras, parece até que São Paulo está se preparando para sediar uma espécie de "Copa do Mundo de Deus".

Até 2014, a capital vai ganhar um novo megatemplo religioso por ano.

Com dois espaços já inaugurados, as imponentes construções poderão receber até 320 mil fiéis em grandes cultos e missas que superam o público de jogos de futebol.

A temporada de inaugurações de megatemplos foi aberta já no primeiro dia do ano, quando a Igreja Mundial do Poder de Deus superlotou seu novo espaço, em Guarulhos (Grande SP), que comporta 140 mil pessoas.

Segundo a igreja, 2 milhões de fiéis passaram pelo local ao longo do dia, o que causou transtorno no trânsito de três rodovias.

O episódio acendeu o sinal de alerta de autoridades e moradores do entorno das futuras igrejas. Isso porque ainda neste ano será inaugurado o Santuário Mãe de Deus, em Interlagos (zona sul).

O templo do padre Marcelo Rossi será a maior igreja católica do mundo e receberá até 100 mil fiéis.

Resposta

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) informou em nota que "monitora constantemente a circulação de ônibus fretados em eventos promovidos em templos evangélicos".

Segundo o órgão, em grandes celebrações que possam atrapalhar o trânsito nas vias do entorno, "é praxe as igrejas solicitarem, por meio de ofício, acompanhamento operacional da CET".

As igrejas, diz a CET, informam dados sobre o público estimado e a quantidade de ônibus fretados que levarão fiéis ao local.

Sobre o evento realizado em junho de 2011 pela Assembleia de Deus no futuro templo no Belenzinho (zona leste de SP), a CET disse que a igreja solicitou com antecedência o monitoramento do trânsito.


Fonte: Fabio Leite no Agora
---------------------------