domingo, 22 de janeiro de 2012

Universidade de Tübingen na Alemanha abre curso de teologia islâmica

O primeiro Centro de Teologia Islâmica foi aberto ontem na Universidade de Tübingen: na Alemanha será possível estudar teologia islâmica em nível universitário por oito semestres, com a opção de frequentar, no final, também um mestrado. O curso “representa não só um passo importante para o estudo e a pesquisa na Alemanha, mas é também sinal de respeito para com o Islã”, afirmou o Ministro alemão para a Ciência, Annette Schavan.

De acordo com a agência de informação católica alemã KNA, Schavan destacou que “o pluralismo religioso na Alemanha não é visto como ameaça, mas como grande enriquecimento”. Já estão matriculados 36 alunos. Tübingen é a primeira das quatro universidades que formarão professores de ensino religioso islâmico, teólogos e imãs; seguirão Munster, Erlangen, Nuremberg e Frankfurt. O objetivo declarado pelo governo federal é reforçar a integração do Islã na Alemanha.

A abertura do Centro foi saudada pelo Porta-voz do Conselho de Coordenação dos Islâmicos, Bekir Alboga, como “momento feliz” e “pedra fundamental" para os muçulmanos na Alemanha. Alboga aproveitou a ocasião para relançar o pedido de reconhecimento dos islâmicos na Alemanha como “comunidade religiosa, igual à comunidade católica, evangélica e judaica”.


Fonte: Rádio Vaticano
---------------------