terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Igreja Assembleia de Deus celebra 30º ano de missões nos EUA

As celebrações terão como conferencista o Pastor Salatiel Fidélis de Souza, presidente da Assembleia de Deus em Governador Valadares (MG)

No sábado (14), às 7:30 pm, e domingo (15), às 7:00 pm, a Igreja Assembleia de Deus celebrou o 30º de missões nos Estados Unidos. O evento comemorado na 1133 Dickenson St., ao lado da sede da Prefeitura de Elizabeth (NJ), teve como conferencista o Pastor Salatiel Fidélis de Souza, presidente da Assembleia de Deus em Governador Valadares (MG). Também estavam presentes outros líderes religiosos.

Um dos pioneiros na comunidade brasileira em Newark (NJ), o Pastor Welbr dos Santos (foto), natural de Minas Gerais, atua desde 1982 nos Estados Unidos e é líder da Assembleia de Deus em Newark, localizada na 176 Edison Place, próximo à Penn Station. Segundo ele, em 1983 foi aberta a primeira Assembleia de Deus brasileira em New Jersey; em 1984 o templo foi comprado. Em 1990, foi aberta a primeira igreja em Newark, em 1987 em Riverside, em 1999 na Philadelphia e, posteriormente, em Atlanta (GA) e Columbus (OH).

A Igreja também enviou o primeiro missionário brasileiro diretamente dos Estados Unidos a Portugal, e, posteriormente, Luxemburgo, Suíça, Alemanha, Japão, China e Nepal. Atuando na área social, entre 1987 e 1998, foi mantido um programa de rádio diário, de segunda a sexta-feira, com o apoio do Consulado Geral do Brasil e da Rádio Brasil AM do Rio de Janeiro, com sede na capital fluminense.

Líder atuante, o Pastor Welbr já viajou várias vezes à fronteira com México para ajudar a libertar brasileiros presos, quando a comunidade nos EUA ainda dava os primeiros passos e as dificuldades de comunicação e infraestrutura eram maiores. Com relação ao perfil dos imigrantes na época, ele frisou a polaridade social, ou seja, certo grupo chegava aos EUA para estudar ou trabalhar em empresas multinacionais, enquanto outro grupo deixava o interior do Brasil em busca de uma vida financeira melhor. Atualmente, ele afirma que a comunidade brasileira está muito mais diversificada, com representantes de todas as classes sociais.

“Ao longo dos anos, foram criadas várias entidades assistenciais brasileiras, como o Projeto Mantena Ajuda e a BAUA (Brazilian American United Association), entre várias outras, que assumiram esse compromisso social, permitindo que pudéssemos nos dedicar ao aspecto religioso”, disse Santos.

O Pastor Welbr frisou que as comemorações do final de semana estão abertas a todos os interessados e que todos são benvindos, independente da denominação religiosa. O evento foi marcado por um culto de ação de graças, presidido pelo Pastor Salatiel Fidélis de Souza, seguido da apresentação de grupos de louvor e cantores gospel.

“Não se trata de uma comemoração exclusiva da Igreja e sim de toda a comunidade brasileira, portanto, todos estão benvindos”, concluiu.


Fonte: Brazilian Voice
----------------------