Nossos olhos vem inúmeras coisas, escutamos outras tantas, afinal não vivemos dentro de uma cápsula. Pensamentos bombardeiam a todo momento, acontecem mal entendidos, injustiças, acusações, maus tratos.
Como lidar com tantos sentimentos, sem contaminar o coração?
Guardar o coração engloba mente, vontades e emoções. Ou seja é algo interior mas que se demonstra através das atitudes, inclui o que é dito, visto e feito.
Mas então como guardá-lo? Vejamos o que diz a palavra de Deus.
1-“Sobre tudo que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida.” Provérbios 4:23
Primeiro, crie essa consciência, de que não podemos permitir que nenhum sentimento ruim exista dentro de nós, afinal onde há luz não podem existir trevas. Está em jogo a salvação.
2-“Desvia de ti a falsidade da boca e afasta de ti a perversidade dos lábios.” Vers. 24
Guardar o coração também é cuidar o que se diz, nunca falar coisas perversas ou falsas que contaminem o interior, como o Senhor Jesus disse “ não é o que entra pela boca que contamina ao homem, mas o que sai da boca, isto, sim, contamina o homem”. Mateus 15:11
As palavras mostram o que está dentro da pessoa.
3-“Os teus olhos olhem direito, e as tuas pálpebras, diretamente diante de ti” vers. 25
O que vemos também pode sujar nosso coração. Não ter maus olhos é fundamental, a pessoa que vê tudo com maldade tem tendência a julgar e querer fazer justiça com as próprias mãos.
Não é fácil ver atitudes erradas e escutar coisas absurdas sem reagir, o melhor é olhar para si mesma e não correr o risco de guardar mágoas.
4- “Pondera a vereda de teus pés, e todos os teus caminhos sejam retos. Não declines nem para a direita nem para a esquerda; retira o teu pé do mal.” Vers. 26-27
Viva longe do mal sem desviar-se da palavra de Deus. Veja que caminho tem seguido, o do bem ou do mal?
Não se preocupe com o que os demais possam pensar de você, preocupe-se sim com o que Deus pensa de você.
Fonte: Tania Rubim em seu blog
-------------------------------