quarta-feira, 13 de junho de 2012

Campanha mundial por uma “Ética sem complexos”

O projeto, apoiado pela Aliança Evangélica Mundial, quer impactar empresas, partidos, ONGs e escolas.

Em meio da crise, o sem fím de atuações não éticas e escândalos de corrupção tem levado a que muitos setores peçam uma volta aos valores que se perderam em nome do benefício econômico. “Unashamedly ethical” (que em portugues significa algo assim como “Ética sem complexos”) é um movimento liderado e impulsado por cristãos evangélicos que conta com participantes em mais de 80 países.

“Baseado na oração, nosso desejo é cobrir a Terra com uma onda de ética, valores e uma vida transparente”, explicam os impulsores, que querem que isto leve a uma “transformação, avivamiento e renovação”. A ação se baseia em 2ª de Crônicas 7:14 , onde se fala da necessidade de oração e o arrependimento, que levam a transformação.

Milhares de pessoas já se uniram a iniciativa com suas assinaturas na página web desde onde se promove o projeto. Destacam no lugar online os Recursos (em inglês) que incluem vídeos, audios e artígos. Também a existência de um “Ombudsman”, um tipo de defensor do projeto que vela porque todas as empresas aderidas a “Unashamedly Ethical” cumpram realmente com os propósitos com os que se comprometeram. Também é possível ver as empresas que já tem subscrito o código ético .

A página pede que a quem queira unir-se ao compromisso com 10 idéias, entre as que estão rejeitando a aceitar subornos, a fidelidade nas relações familiares, o trato digno de trabalhadores ou o trabalho para impactar positivamente a comunidade na que se vive.

Ainda, se colocam códigos de conduta concretos para profissionais no mundo dos Negócios, a Política, as igrejas, as ONG’s, o esporte Profissional ou a Educação , entre outros.

“SER OBEDIENTES A DEUS”

Graham Power, empresário e impulsor do projeto, explicou: “Estamos comprometidos profundamente em apoiar a cristãos e a igreja em ser obedientes ao chamado de Deus a viver de forma honrada”.

Também a Aliança Evangélica Mundial (WEA, por suas siglas em inglês) se uniu ao projeto e o impulsará. Geoff Tunnicliffe, secretário geral da WEA, considera que “Deus nos quer fazer levantar um estandarte de retidão em cada esfera da sociedade”. Destaca que a campanha “foi especialmente exitosa entre empresários, instituições governamentais, organizações políticas e educativas”.

Este esforço vai na mesma linha que o projeto “Exposed 2013” , uma grande campanha contra a corrupção que a WEA leva um tempo anunciando e que terá seu impacto a nivel mundial durante el ano que vem.

COMO PARTICIPAR?

Para saber mais sobre esta campanha em favor da ética e a transparência em todas as áreas da sociedade, pode visitar a página de “Unashamedly Ethical” ou visitar a página de a Aliança Evangélica Mundial .



Fonte: Protestante Digital
--------------------------