terça-feira, 19 de junho de 2012

Menino de 11 anos é ordenado pastor em igreja pentecostal nos EUA

De terno e com a "Bíblia" nas mãos, o jovem pastor Ezekiel Stoddard, de 11 anos, fala para adolescentes vestidos com camisetas em uma reunião jovem no sudeste de Washington. O assunto em questão era o medo.

- Hoje, meu sermão é intitulado 'Não tenha medo' - começa o pastor. Ele diz entender que jovens possam ser afligidos por perigos e dúvidas, mas que Deus vai tomar conta deles mesmo que eles O deixem.

O sermão é intermeado de referências a passagens bíblicas e gritos de amém dos fiéis. Os mais altos são de sua mãe, que da primeira fileira registra toda a ação em sua câmera filmadora. Após o discurso, um garoto, aparentando 12 anos, corre para a frente do santuário para oferecer sua vida a Jesus. Até o pastor se impressiona e se mostra surpreendido com a atitude.

Ezekiel foi ordenado pastor na igreja Pentecostal de sua família, em um ato sancionado pelo estado de Maryland, no mês passado. Duas semanas antes, ele se ajoelhou no jardim da casa do Templo Hills onde vive, para procurar a toca de um coelho que achara e analisou cuidadosamente um lagarto que perdera o rabo, seguindo a curiosidade típica de sua idade.

Ezekiel faz parte de uma tradição centenária que se mantém ao redor do mundo. Mesmo com os países cada vez mais modernos e sofisticados, pastores mirins continuam a ser objeto de fascinação e debate.

Céticos sugerem que eles são mais motivados pela atenção que recebem e pelo empurrãozinho dos país do que por Deus. Afinal de contas, pode uma criança entender a mensagem divina ou os meandros de uma igreja?

Outros, como o reverendo Al Sharpton, que começou a pregar quando tinha 4 anos, acreditam que Deus realmente pode falar através de crianças.

- Deus pode usar qualquer um, por que não uma criança? - questiona David Warren, que faz parte do coral que se apresentou na ordenação de Ezekiel na Igreja Plenitude do Tempo, comandada pelo padrasto do jovem pastor.

Todos ao seu redor concordam que Ezekiel é comprometido e maduro muito além da sua idade. Ele escreve seus próprios sermões, apesar de algumas vezes sua mãe transcrevê-lo.

- Ezekiel realmente estuda a Bíblia - afirma sua mãe, Adrienne Smith, que também é pastora. - Ele irá cruzar referências e irá fundo nas Escrituras.

Além de apreciar os estudos bíblicos, Ezekiel gosta de andar de kart e de basquete - principalmente dos Lakers.

O pequeno pastor diz que Deus falou com ele durante um sonho quando ele tinha apenas oito anos de idade.

- Deus disse: 'Você vai tocar os doentes e vai pregar para os pobres - conta Ezekiel, dizendo que a voz soou como fogo. - Ele disse: "Filho, você será alguém".

Autoconfiante e surpreendentemente articulado, Ezekiel seguiu esse caminho.

- O reino de Deus está na mão - garantiu, no sermão de sua ordenação, mãos ao ar parecendo alcançar todos os cerca de 50 presentes. - Arrepender-se. Arrepender-se pode ser mais profundo do que você imagina. Você tem que entregar sua vida ao Senhor. Não aja como esse mundo... Tenha sua mente em Cristo - conclama, levando os fiéis à loucura.

Porém, não é só de fiéis seguidores que se compõe o dia a dia de Ezekiel:

- O mais difícil é quando eu falo (aos amigos sobre Jesus), alguns me deixam de lado e dizem "Você não anda mais com a gente". Mas foi pra isso que Deus nos fez. Não somos cristãos para não vivenciar nada. Deus quer que passemos por tudo para nos fazer mais forte em Sua palavra.

E os adultos também podem ser duros com o jovem pastor.

- Vários adultos me encaram como se eu fosse apenas uma piada - diz, sem soar incomodado. - Mas o que eles precisam saber é que, para mim, não é só sobre me tornar famoso e tudo mais. Para mim, é ministrar o Evangelho. Foi o que Deus me inspirou a fazer.


Fonte: Agência O Globo
----------------------