terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Diretor Geral do Ceresp presta esclarecimento sobre a verdadeira finalidade do Projeto TV Cela

"Bom, falarei um pouco sobre o Projeto.

A TV JUSTIÇA está sendo transmitida aos presos todos os dias e os resultados têm sido excelentes, uma vez que todos estão tendo oportunidade de aprender um pouco sobre direitos, deveres e cidadania.

Em cada cela existe uma televisão com as emissoras Rede Minas, TV Justiça, 2 canais religiosos (católico e evangélico) e em breve a TV Educativa. Os presos podem aumentar e diminuir o volume, ligar e desligar o aparelho de TV a qualquer hora que queiram. Os canais são controlados dentro da sala da Direção. Exibimos também, através de DVD, filmes educativos e que enalteçam a moral, virtude, honestidade, falem sobre a família, patriotismo, saúde, orientação jurídica, etc...

Graças à parceria firmada, sem ônus paras os cofres públicos, entre a Unidade Prisional Ceresp São Cristóvão, em Minas Gerais, e a Rede Super de Televisão, nasceu o Projeto TV CELA , que disponibilizou televisores com finalidade de viabilizar aos presos acesso a filmes educativos, que transmitam uma mensagem de vida, que enalteçam a moral, a virtude, o caráter, que falem sobre honestidade, enfim , que façam bem à psiquê daqueles indivíduos que se encontram à disposição do Estado. É importante frisar que a única finalidade é a recuperação e a preparação para que eles voltem à liberdade um pouco, ou quem sabe, muito melhores do que lá entraram.

Não existe discriminação pois o acesso é permitido a outros cleros. Existe também uma câmera com um microfone para que o Defensor Público, Advogado e demais operadores do direito, Padre, Pastor, Psicólogo, Assistente Social, profissionais da área de saúde, etc…, falem diretamente com os detentos através dos televisores. Através desta câmera, os reeducandos têm acesso à palestras sobre doenças sexualmente transmissíveis e orientações jurídicas por parte da Defensoria Pública. Na última quarta feira, dia 22/12/2010 , recebemos a visita do Padre José Geraldo e o mesmo trouxe uma palavra de vida para os reeducandos. Estamos aguardando a visita do Bispo para que fale diretamente com nossos reclusos, conforme nos informou a Dona Alice da Pastoral da Igreja Católica. Exibimos semanalmente vídeos do Padre Léo, e já liberamos outros canais (de cunho educativo) para eles. Não podemos permitir canais de televisão que mostrem pornografia, filmes violentos, apologia ao crime, e coisas desse gênero.

Creio que a responsabilidade de proporcionar oportunidade de recuperação para aqueles que cumprem pena privativa de liberdade é de todos nos. Um grande abraço a todos e um excelente Ano Novo, repleto de realizações e paz.”

Luís Fernando de Sousa
Diretor Geral do Ceresp São Cristóvão – MG”


Fonte: Recebemos através de email de luisfdesousa@yahoo.com.br
Diretor Geral do Ceresp São Cristóvão – MG”
-------------------------------