quinta-feira, 9 de junho de 2011

Brasileiros que vão ao exterior devem se vacinar contra sarampo e rubéola

O Ministério da Saúde recomendou nesta semana que os brasileiros que pretendem viajar ao exterior estejam em dia com as vacinas contra o sarampo e a rubéola.

A recomendação é indicada para pessoas com até 39 anos e segue uma orientação da Opas (Organização Pan-Americana da Saúde), uma vez que os vírus causadores dessas doenças ainda circulam intensamente em diversos países do mundo. Quem tiver idade superior, não precisa tomar as vacinas.

As doses estão disponíveis no SUS e devem ser aplicadas até 15 dias antes do embarque.

Desde 2000, o Brasil está livre da circulação autóctone do vírus do Sarampo, isto é, o agente causador da doença não circula de maneira ampla no território nacional. Os casos, portanto, são 'importados', ou seja, um brasileiro contaminado fora do país, fica doente no retorno. No caso da rubéola, desde 2008 não há circulação autóctone do vírus.

O objetivo da recomendação é proteger os viajantes, que ao sair do Brasil ficam expostos ao risco de se contaminar, e de evitar a reintrodução dessas doenças no país.

Campanha

No dia 18 de junho, o Ministério da Saúde dá início, em muitas regiões, à primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite (paralisia infantil) de 2011 e também contra o Sarampo. A vacinação contra a Polio é direcionada às crianças menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias), enquanto a vacinação contra o Sarampo, por sua vez, visa imunizar crianças de um ano a seis anos, 11 meses e 29 dias. É importante levar a caderneta de vacinação das crianças para que haja conferência de outras doses.


Fonte: Agora Vale
------------------