sexta-feira, 23 de março de 2012

Como posso saber se estou amando?

Nossa natureza humana nos indica que o amor não é nada mais do que uma emoção. Tomamos decisões baseados em nossas emoções, e até nos casamos porque nos sentimos "apaixonados". É por este motivo que cerca de metade de todos os primeiros casamentos termina em divórcio. A Bíblia nos ensina que o verdadeiro amor não é uma emoção que vai e vem, mas uma decisão. Não devemos apenas amar os que nos amam, mas devemos até amar aqueles que nos odeiam, da mesma forma que Cristo ama até o que "não poderia ser amado" (Lucas 6:35). "O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta" (I Coríntiois 13:4-7).

Pode ser muito fácil se apaixonar por alguém, mas há algumas perguntas a fazer a si mesmo antes de decidir se seu "radar do amor" está levando você na direção certa. Primeiro, esta pessoa é cristã, ou seja, ela já entregou sua vida a Cristo e somente Nele confia para a salvação? E mais: se alguém considera a possibilidade de dar seu coração e emoções a uma pessoa, este alguém deve se perguntar se está disposto a colocar esta pessoa acima de todas as outras pessoas, e colocar este relacionamento, uma vez casado, em segundo plano apenas em relação a Deus. A Bíblia nos diz que quando duas pessoas se casam, tornam-se uma só carne (Gênesis 2:24; Mateus 19:5).

Outra coisa a considerar é se este alguém é um bom candidato a um potencial cônjuge. Este alguém já colocou Deus em primeiro lugar em sua vida? Este alguém está também disposto a empregar seu tempo e energia em fazer com que o relacionamento e talvez o casamento dure por toda a vida? É alguém com quem ele mesmo se casaria? Não existe uma "trena do amor" que possa determinar quando estamos apaixonados por alguém, mas é importante discernir se estamos apenas seguindo nossas emoções ou seguindo a vontade de Deus para nossas vidas.



Fonte: Got Questions
--------------------