quinta-feira, 29 de março de 2012

Prioridade das igrejas é reforçar sua visão e missão, aponta pesquisa

Uma pesquisa realizada com 614 igrejas evangélicas indica que os líderes estão mais preocupados em fortalecer sua visão e missão que com outras questões. O objetivo seria tentar se manter relevante em meio às mudanças culturais de hoje.

Os pesquisadores perguntaram aos pastores titulares de que forma eles pretendiam melhorar as suas igrejas no próximo ano. Os entrevistados receberam uma lista com 12 atividades possíveis e deveriam classificar que nível de prioridade dão a cada uma delas.

Entre as opções, avaliar a visão e missão da igreja ficou em primeiro lugar, com 58% dos entrevistados descrevendo-a como sua prioridade já definida. Avaliar a reputação de sua igreja na comunidade (38%) e avaliar as necessidades demográficas e espirituais de sua comunidade (31%) veio em seguida.

Na ponta de baixo da tabela ficaram trabalhar com um ministério “de fora” para ajudar a aumentar a arrecadação e usar uma empresa de RH para ajudar a contratar as pessoas certas só tiveram 6% e 2%, respectivamente.

Isso mostra que as igrejas estão mais dispostas a se concentrar em seus próprios recursos e habilidades que em buscar ajuda externa.

“Assim como outros líderes organizacionais, os pastores estão tentando dimensionar corretamente que esforços devem empregar para lidar com as novas realidades econômicas, tecnológicas e sociais. A maioria dos pastores está aberto a mudar seus ministérios, mas muitos ainda estão lutando com as questões fundamentais de missão e visão”, explicou David Kinnaman, diretor do Grupo Barna.

“Em outras palavras, eles querem ter uma direção clara para seguir, não se limitam a buscar mais escritórios, equipamentos, uso de tecnologia ou ferramentas de ministério.”

Quanto a preocupação dos pastores quanto a sua reputação na comunidade, Kinnaman explica: “Em uma época de ceticismo em relação a igreja, os líderes parecem reconhecer que as igrejas mais eficazes são as que estão cientes das necessidades de suas comunidades e fazem algo para supri-las”.

Ficou claro que a idade do pastor também modifica as prioridades das igrejas. Pastores com menos de 45 anos estavam mais interessados em tecnologia e mídias digitais, enquanto os da faixa etária entre 45 e 63 preocupam-se mais com o fluxo de ofertas. Pastores com mais de 64 diziam-se mais interessados em avaliar a transformação espiritual da igreja.

Outro aspecto do estudo centrou-se nas atitudes das igrejas, dependendo do seu tamanho. Entre as igrejas com menos de 100 membros, a maioria das prioridades são iguais a das grandes igrejas.

A diferença é que os pastores de igrejas pequenas são menos inclinados a se importar com os dados demográficos da comunidade, questões de segurança com menor preocupação em investir em tecnologia.

O Grupo Barna divulgou que a margem de erro da amostragem é de ± 4,1 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%. Foram levados em conta aspectos demográficos e denominacionais.


Tradução e adaptação: Gospel Prime
Fonte: The Christian Post e Bama
-------------------