domingo, 25 de março de 2012

A fé e o dizimista

Quantas vezes nos púlpitos já ouvi e com certeza você também já ouviu a seguinte expressão: "dízimo é uma questão de fé!". Realmente o dízimo tem a ver com uma fé não bíblica, uma fé do tipo daquelas que vemos nos dias atuais onde você pode crer em copo com água, rosa ungida, perfume rosa de sharon, sabonete ungido..enfim..esse tipo de coisa em que você usa pra afirmar que Deus vai fazer milagres através deles. O dizimo é uma pratica de fé só se for juntamente com as mais de 600 leis mosaicas. É bem verdade que, a própria Palavra de Deus afirma que o justo viverá pela fé: “E é evidente que, pela lei, ninguém é justificado diante de Deus, porque o justo viverá pela fé.”Gl 3.11. Caso nem tenham notado, quando Paulo escreveu que o justo viverá pela fé, ele está trabalhando com o assunto "Lei". De que adianta eu apenas dizer que não estou debaixo da lei e ter fé no dízimo que tanto a bíblia o coloca como tal mandamento da lei? Essa matéria é apenas para comentar um pouco sobre a fé, mas vou colocar 2 versículos que taxativamente coloca o dízimo em seu lugar, "como lei":

Hb 7.5 "Ora, os que dentre os filhos de Levi recebem o sacerdócio têm mandamento de recolher, de acordo com a lei, os dízimos do povo, ou seja, dos seus irmãos, embora tenham estes descendido de Abraão;"

Mt 23.23 "Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e tendes negligenciado os preceitos mais importantes da Lei: a justiça, a misericórdia e a fé; devíeis, porém, fazer estas coisas, sem omitir aquelas!" (grifo nosso).

Vemos duas passagens muito importante que distinguem claramente o que é dízimo. A primeira mostra que os levitas tomavam o dízimo segundo a lei. Caso não tenha percebido, o escritor não está persuadindo ninguém a dizimar como afirmam os pastores atuais, pois ele apenas está colocando o dízimo mas sempre centralizando Jesus superior a ele ou qualquer lei. Na segunda passagem o próprio Jesus coloca o dízimo como alimento (que é o correto) e afirma que era pago segundo a lei, pois logo depois ele afirma que o principal da lei eles esqueciam que era o justiça a misericórdia e a fé. Como você é uma pessoa bem apercebida, deve ter notado que Jesus coloca bem "clarinho" que o dízimo e fé são diferentes. Os fariseus davam o dízimo e se esqueciam do mais importante que á a fé. Importante perceber que o dízimo também está distinto da "misericórdia". Você acha que dando seu dízimo todo mês está cumprindo o "amor" e exercendo misericórdia? Misericórdia é você olhar para alguém que precisa e se compadecer dele ajudando-o de alguma forma, e não vivendo de um rito altamente lucrativo que nada tem a ver com o evangelho. O próprio nome evangelho significa "boas novas" e o que o dízimo tem de novo? Nem mesmo foi acrescentado alguma diferença assim como os dizimistas tentam afirmar, pois hoje o dízimo é dinheiro, mas o próprio Cristo sabia que o valor simbólico do dízimo está em ser alimento: "...hortelã, do endro e do cominho..."Mt 23.23.

Em se tratando de fé, sabemos que dentro da igreja as pessoas mais fracas na fé sustentadora de Deus são aquelas que trabalham no ministério. Se você falar com um pastor que o dízimo é lei e alimento e que não deve ser entregue, a primeira coisa que lhe vem em mente é como que ele vai fazer pra receber sustento. Não é de se admirar porque o dízimo é algo tão importante para os pastores, pois saber quanto vai ter todo mês no caixa, isso não tem preço! Quero ver "viver da graça verdadeira" onde você estará "nas mãos de Deus". Acho que os pastores desconhecem essa passagem bíblica: Mt 6.31-32 "Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas;"

A pessoa com maior fé encontrada por Jesus, era aquele centurião (oficial do exercito romano) que estava com um criado enfermo em sua casa. Jesus disse que iria lá pra curá-lo mas ele acreditou que nem isso era necessário para que o milagre acontecesse Mt 8.8 "E o centurião, respondendo, disse: Senhor, não sou digno de que entres debaixo do meu telhado, mas dize somente uma palavra, e o meu criado sarará". Nem da tribo de Israel aquele homem pertencia, mas Jesus afirmou que nunca tinha visto fé assim Mt 8.10 "E maravilhou-se Jesus, ouvindo isto, e disse aos que o seguiam: Em verdade vos digo que nem mesmo em Israel encontrei tanta fé". Será que você vê pastores pregando esse fato na igreja? De que não precisa de ritos ou dar algo pra ser abençoado? Tudo não é questão de fé? Porque em ver de usar símbolos que mais são idolatrias como o dízimo, você apenas não diz : Senhor, eu sei que só de Tú dizeres "seja abençoado" então eu serei? É...verdadeiramente é uma questão de fé, e ter que dar 10% do seu salário pra ser abençoado é mais que prova da falta de fé que nosso Senhor Jesus disse que haveria Lc 18.8 "Digo-vos que, depressa, lhes fará justiça. Contudo, quando vier o Filho do Homem, achará, porventura, fé na terra?"

Graça lhes seja multiplicada!


Fonte: Teístas Online
---------------------