terça-feira, 13 de março de 2012

Lutero ganha praça em Igrejinha

Ao completar 150 anos de fundação, na quarta-feira, 7, a Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Igrejinha (cidade localizada a 82 km de Porto Alegre) vai comemorar esse marco no domingo, 11, com um culto às 9h30, seguida da inauguração da Galeria Fotográfica dos religiosos que a pastorearam nesse século e meio de existência e da criação, às 11h, da Praça Jardim de Lutero, próximo à ponte João Pedro Kichler.

O projeto do Jardim prevê o plantio de árvores representando as 30 paróquias, 104 comunidades, 107 pontos de pregação e aproximadamente 60 mil pessoas batizadas que compõem o Sínodo Nordeste Gaúcho, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). O Sínodo abrange 68 municípios da região Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Junto a cada árvore será colocada uma placa com os dados da paróquia mantenedora e um fato da história da Reforma Protestante. No centro do jardim será colocada a Rosa de Lutero, símbolo do movimento da Reforma. Também está prevista a construção de local para abrigar celebrações e apresentações artísticas. O espaço estará aberto ao público, servindo ao lazer e contribuindo para o conhecimento da história da Reforma Protestante e, ao mesmo tempo, para a conscientização do cuidado com o meio ambiente.

A Praça Jardim de Lutero, viabilizada com a parceria da paróquia com a Prefeitura Municipal, foi inspirada em proposta semelhante criada em Wittenberg, na Alemanha. “Já a partir do lançamento estaremos conectados a várias cidades e comunidades em todo o mundo, que também adotaram a ideia”, ressaltou o pastor sinodal Altemir Labes. Essas ações integram o pré-programa dos festejos dos 500 anos da Reforma protestante, em 2017.



Fonte: Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação (ALC)
---------------------------------------------------------------