domingo, 9 de setembro de 2012

Rede Evangélica Nacional de Ação Social (RENAS) promove o 7º Encontro Nacional e já registra mais de 330 inscritos

A Rede Evangélica Nacional de Ação Social (RENAS) já registrou mais de 330 inscritos para o 7º Encontro Nacional, que acontece na próxima semana (dias 13, 14 e 15), em Manaus (AM). A escolha do local não foi acidental. Tem a ver com a intenção de diminuir os abismos geográficos no Brasil e uma tendência de centralização de eventos na região Sudeste. O encontro é co-promovido pela Editora Ultimato, parceira desde o início da fundação da RENAS.

“Deus recompensou nosso esforço nos dando um alto número de inscritos e grande representatividade dos participantes: gente de vinte estados, de todas as regiões, alguns estrangeiros, leigos, pastores, profissionais liberais, homens, mulheres, jovens, pessoas envolvidas em todos os tipos de trabalho social e ministerial, inúmeras denominações. O maior contingente dos inscritos é do estado do Amazonas: 89 pessoas”, diz Klênia Fassoni, diretora da Ultimato e integrante do grupo de trabalho do evento. Cerca de 30% dos participantes têm até 35 anos de idade.

O tema escolhido está muito relacionado com o local, rico em flora, fauna e populações indígenas e ribeirinhas: “Vida em abundância: ação social, justiça, sustentabilidade”. Mas não significa que será um evento regional, já que a RENAS pretende trazer à tona assuntos que estão ligados à missão da igreja brasileira para o tempo de hoje. “Vida em abundância para toda a criação, principalmente a partir das pessoas mais pobres e da natureza mais agredida é o assunto que nos motiva e mobiliza”, afirma Clemir Fernandes, um dos coordenadores da rede.

O programa do encontro vai proporcionar momentos de reflexão teológica e social, mas também oportunidades de compartilhar exemplos e ações cristãs a partir da região Norte. Entre os preletores convidados, estão: o teólogo e biblista Timóteo Carriker, representantes de ONG´s como Lea e Gerson Pacheco, o pastor presbiteriano de Manaus José João, o missiólogo Ronaldo Lidório e o pastor Ariovaldo Ramos. Mas a grande diversidade estará mesmo nas oficinas e nos encontros informais. Será possível conhecer campanhas, metodologias e trabalhos cristãos entre indígenas, pescadores, crianças e na sociedade civil de modo geral. Além disso, o encontro terá mais de 50 denominações cristãs representadas.

Novidades

Uma novidade é que o 7º Encontro RENAS será realizado simultaneamente a outros eventos: o 4º CENPS (Congresso Evangélico Nacional de Profissionais de Saúde), cujo tema é “Saúde e Meio Ambiente: percepção holística de um evangelho integral” e o 4º Congresso Regional Sulamericano de ICMDA. “Queremos dar testemunho de maior unidade e parceria em prol da causa do Reino de Deus ao nos associarmos ao CENPS. Cremos que haverá bons frutos dessa convergência”, diz a coordenação.

Outra novidade é metodológica. Neste encontro, a RENAS traz uma “metodologia pedagógica” mais horizontal, a exemplo da que foi usada no Congresso Lausanne 3 em 2011 e no Congresso Latino-americano de Evangelização (CLADE 5) em julho deste ano. O público será organizado em mesas. “Imagine um salão muito amplo com 7 filas, cada uma com 5 mesas. Numa das extremidades, a plataforma. Participaremos de todas as reuniões plenárias em volta destas mesas, em grupos fixos de 8 pessoas, alternando momentos de escuta com momentos de reflexão, 're-ação' aos desafios, oração, intercessão e compartilhar, além dos momentos de louvor. Uma oportunidade de fazermos novos amigos”, informa a coordenação.

O último Encontro RENAS foi realizado em Luziânia (GO), de 15 a 17 de setembro de 2011 e contou com aproximadamente 300 pessoas. O tema foi “Missão Integral: participação política e justiça social”.

Serviço:

7º Encontro RENAS
Data: 13, 14 e 15 de setembro de 2012. Local: Manaus (AM)
Tema: “Vida em abundância: ação social, justiça, sustentabilidade”
Inscrições: aqui.


Fonte: Revista Ultimato
-------------------