domingo, 23 de setembro de 2012

Pergunte à Alma, Ela sabe das coisas


"Por que estás abatida, ó minha alma, por que te perturbas dentro em mim?"
(Salmo 42.11)

Chega um momento na vida que é necessário enfrentar os fantasmas interiores e questionar seriamente sobre o viver que estamos fruindo. No Salmo 42 encontramos uma preciosidade que pode muito nos ajudar. Ali, o salmista assume a posição de uma "segunda pessoa" para questionar a si mesmo sobre a sua situação e o seu estado de espírito. 

É importante que façamos o mesmo. Mas quem está disposto a obter respostas sinceras? Quem está disposto a descobrir a verdadeira razão das enfermidades do seu ser? 

O salmista se pergunta sobre a razão de seu abatimento: "Por que estás abatida, ó minha alma, por que te perturbas dentro em mim?" Por que a ansiedade? Por que a perturbação? O que há por trás desse turbilhão de sentimentos que me tornam depressivo e arredio? 

Passamos boa parte de nossa vida fugindo daquilo que tememos. Questionar-se é saudável. Lançar um olhar para a alma é sinal de maturidade. Inquirir-se de suas verdadeiras razões levam a um melhor relacionamento com Deus, com o próximo e conosco mesmos. 

Temos dificuldades imensas em nos compreender. Chegamos mesmo a nos surpreender com os sentimentos controversos que habitam nossa alma. Vendemos uma imagem de "bonzinhos", mas intimamente lutamos com sentimentos contrários. É necessário perguntar à alma o que está acontecendo. Faz-se mister que a mente se torne uma inquiridora em busca de respostas sinceras ao invés de tergiversar. 

O Espírito Santo pretende amorosamente nos levar à transparência do ser e à pureza de sentimentos. "Não sejais como o cavalo ou a mula, sem entendimento", diz o salmista. Somente respostas sinceras podem tirar as escamas de nossos olhos. Por isso, coloque-se na posição de um inquiridor que deseja encontrar respostas e pergunte.

Pergunte à sua alma se ela não dramatiza demais as situações. O que lhe aconteceu é triste? Com certeza, mas não dramatize, não exagere, não chore além das medidas, não faça como Jacó que quando recebeu a notícia da morte de seu filho José "recusou a ser consolado" (Gn 37.35). Não fique chorando a vida toda por algo que perdeu. Quem sabe Deus esteja colocando coisas novas em sua vida, mas seus olhos chorosos o impedem de ver. 

Sua alma vive carregada de culpa? Você tem apresentado os seus pecados a Deus e mesmo assim não se sente aliviado, perdoado? Aquela mulher pecadora vindo por trás de Cristo, assentado, quebra-se diante do Senhor, lágrimas caem de seu rosto, não profere uma só palavra (hoje em dia tem de dizer até a que horas foi o pecado), mas saiu dali perdoada. Alívio total! A mulher pega em flagrante adultério quase é apedrejada mas Jesus não a condena, perdoa-lhe e manda seguir o seu caminho. Ela vai em paz. Masvocê não! Deus lhe perdoou, o mundo lhe perdoou, mas sua alma continua cobrando compulsivamente. Não há descanso, nem alívio, mas uma necessidade mórbida de "sentir-se culpado" de alguma coisa. Pergunte à sua alma porquê e ela vai lhe dizer o quanto você precisa se punir o tempo todo, pois no fundo se sente incapaz de descansar na Graça. 

Sua alma nunca se alegra verdadeiramente com nada? Sua alma espera por algo e quando recebe não dá tanto valor? Você está sempre esperando encontrar o parceiro perfeito, o pastor perfeito, a igreja perfeita, pois tudo o que você viu até agora não lhe satisfez? Saiba que sua alma vive numa auto-ilusão. É uma busca inútil de quem rejeita tudo o que é humano. Pergunte à sua alma e descobrirá que no fundo você não aceita os seus próprios erros, tem medo de encará-los e projeta "lá fora" nos outros os defeitos aí de dentro. Há um buraco neste coração, e sua alma sabe disso. 

Você depende demasiadamente da aprovação dos outros, e se sente sem liberdade de dizer o que pensa? Sua alma quer ter o controle de tudo? Pergunte à sua alma e ela lhe dirá que você tem dentro de si um grande "ladrão de alegria". Não é de admirar o pessimismo, o medo de errar, de arriscar, e que as coisas fujam do seu controle. 

Somente com coragem saberemos as respostas para sair deste círculo vicioso. Não tenha medo de descobrir que a maior parte dos seus problemas foram fabricados dentro da alma. É necessário que vejamos como nós somos. O Evangelho é o espelho que vai mostrar as profundezas do nosso ser. O Espírito Santo é a sonda que invade o nosso coração e nos mostra o que se esconde por trás de nossas doenças. 

O salmista venceu o desencanto de sua vida levando a alma a crer nas promessas de Deus. Ele recusou a permanecer abatido, mas levantou a cabeça para não se afogar nas mágoas e decepções. Faça você também o mesmo e "espera em Deus, pois ainda o louvarei, a Ele, meu auxílio e Deus meu" (Sl 42.11b)



Fonte: Pr  Daniel Rocha na Igreja Metodista em Itaberaba
-------------------------------------------------------