quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Cabo Bruno consagrado pastor há uma semana morre assassinado com 18 tiros


Ex-chefe de esquadrão da morte era ligado à Igreja do Evangelho Quadrangular

O ex-policial militar Florisvaldo de Oliveira, mais conhecido como Cabo Bruno, havia se consagrado pastor da Igreja do Evangelho Quadrangular há menos de uma semana. O ex-chefe de um esquadrão da morte que atuou na década de 80 na zona sul da capital paulista foi assassinado, no final noite da quarta-feira (26), com 18 tiros em Pindamonhangaba, no interior paulista. Segundo a polícia, ele chegava em casa com a família, após voltar de um culto religioso.

No domingo (23), Cabo Bruno foi empossado como pastor da Igreja Refúgio em Cristo, em Taubaté. Na ocasião, ele substituiu do cargo sua mulher, Dayse França, que comandou a igreja durante dois anos. A cerimônia durou quase duas horas e meia e teve a presença de mais de dez pastores, uma comitiva de quatro representantes da sede da igreja no Rio, carcereiros do presídio e ex-detentos convertidos.

O ex-PM foi morto na rua Inácio Henrique Moreira, no bairro Quadra Coberta, por volta das 23h45 da quarta. Cabo Bruno estava dentro de um carro  Astra e retornava da cidade de Aparecida do Norte. Dois homens se aproximaram do veículo do ex-policial e atiraram. Os criminosos correram em direção a um carro, onde um terceiro bandido os aguardava. O trio fugiu sem roubar nada.

O assassinato ocorreu cerca de um mês depois de deixar o presídio de Tremembé. Ele estava preso por cometer vários homicídios. Quando era soldado da Polícia Militar, no começo dos anos 80, Cabo Bruno virou um dos justiceiros mais famosos de São Paulo. Ele recebia dinheiro de comerciantes para matar jovens criminosos em bairros da periferia da zona sul da capital paulista. Cabo Bruno admitia ter matado mais de 50 pessoas.

O ex-PM estava em liberdade desde o dia 23 de agosto, quando deixou o presídio de Tremembé por ter cumprido a maior parte de sua pena com bom comportamento. Condenado a 117 anos, quatro meses e 13 dias de prisão por envolvimento com o esquadrão da morte, Cabo Bruno passou menos de 30 anos na cadeia.

Ele foi preso em 26 de setembro de 1983 e fugiu três vezes da cadeia. A última recaptura, segundo o Tribunal de Justiça (TJ), foi em 29 de maio de 1991. Ele cumpriu, portanto, 20 anos ininterruptos de pena.

Cabo Bruno foi libertado com base no artigo 1º, do inciso 5, do decreto 5.648/2011, assinado pela presidente Dilma Rousseff. Segundo a norma, todo preso que passou mais de 20 anos seguidos na cadeia deve ganhar a liberdade caso tenho tido um bom comportamento.

Segundo o TJ, nesse período, ele não teve faltas grave, apresentou boa conduta carcerária e preencheu todos os requisitos para ter direito ao indulto.

A Polícia Civil vai investigar se Cabo Bruno foi vítima de uma execução.



Fonte: R7
-----