sábado, 22 de setembro de 2012

Britânica conta como perdeu visão em um dos olhos ao nadar de lentes


Uma mulher ficou cega de um olho após nadar na piscina do spa de um hotel usando lentes de contato. A britânica Jennie Hurst, da cidade de Southampton, contraiu acanthamoeba keratitis, uma rara e dolorosa infecção causada por amebas encontrada na água.

A infecção causa hipersensibilidade à luz. A mulher de 28 anos disse ter ficado confinada a um quarto escuro por três meses. Ela agora adverte para os perigos de se nadar ou tomar banho usando lentes de contato.

Jennie Hurst foi submetida a quatro operações e permanece no hospital. O tratamento exigia que colírio fosse pingado nos olhos a cada meia hora.

''Durante o tempo em que fiquei confinada ao meu quarto, com persianas nas janelas, a única coisa que eu podia fazer era ouvir rádio'', relata.

''Uma noite, eu estava tão ávida em olhar para fora da janela, para poder ter uma visão do mundo externo, que eu abri as minhas cortinas, no meio da noite. Assim que fiz isso, a lua brilhou nos meus olhos e realmente os feriu. Nunca mais voltei a fazer isso de forma apressada."

Ela conta que perdeu a visão do olho esquerdo e que os danos à sua córnea podem ser permanentes.

Poucas braçadas

Hurst trabalha como coordenadora ambiental e vinha usando lentes de contato há cinco anos. Ela resolveu nadar quando estava em um hotel, onde recebia um treinamento ligado ao seu trabalho.

''A ironia é que eu nem mesmo gosto de nadar. Só dei algumas braçadas. Meus médicos ficaram surpresos que eu fui nadar e provavelmente acharam que eu fui preguiçosa. Mas na verdade eu nem estava ciente do problema. Nem passou pela minha cabeça tirar as lentes.''

''Eu me senti culpada de ter deixado isso acontecer quando eu poderia tê-las tirado e poupado tempo e aborrecimento a todos, e me poupado de dor. Sempre fui cuidadosa com minhas lentes de contato. Sempre as tiro quando vou dormir e sempre uso uma solução química para limpá-las'', conta.

Segundo a Associação de Lentes de Contato Britânica, há 3,7 milhões de pessoas na Grã-Bretanha que usam lentes de contato, o que representa 7,5% da população do país. A associação aconselha usuários de lentes a evitar usar água da pia para lavar lentes ou não secar as mãos de forma adequada antes manuseá-las.

A entidade também recomenda que pessoas com lentes tirem-nas quando forem nadar (sem óculos de merguho) ou tomar banho. Os sintomas da acanthamoeba keratitis incluem a sensação de ter algo nos olhos, olhos lacrimejantes, visão embaçada, sensibilidade à luz, inchaço da pálpebra superior e dor extrema.

O oftamologista que vem tratando Jennie Hurst no Hospital de Southampton, Parwez Hossain, aconselha: "Se você vem usando lentes de contato e começa a desenvolver irritação nos olhos e sensibilidade à luz que não diminui após poucas horas, você precisa procurar um médico ou um oculista''.



Fonte:  BBC Brasil
----------------------