quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Encontro de pessoas com deficiência visual celebra os 10 anos da Bíblia em braile


A edição de 2012 do Encontro de Pessoas com Deficiência Visual será palco de uma celebração especial. O evento, que será realizado em 22 de setembro, no Museu da Bíblia (MuBi), celebrará os 10 anos da Bíblia em Braile, publicação da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB). O encontro terá início às 8 horas e deverá reunir cerca 400 pessoas, entre deficientes visuais e representantes de instituições que trabalham com este público. A iniciativa integra o programa A Bíblia para Pessoas com Deficiência Visual, mantido há mais de 15 anos pela SBB. 

Em sua sexta edição, o Encontro de Pessoas com Deficiência Visual terá uma programação de palestras e atrações artísticas, utilizando recursos como a audiodescrição e interatividade. Estão previstas palestra e projeção de vídeo sobre os “10 Anos da Bíblia em Braile” e narração da história Davi e Golias. Os participantes também conhecerão os vencedores do IV Concurso Literário, de contos e poesias, criado pela SBB com o objetivo de estimular a criatividade de autores, com deficiência visual ou não, e incentivar a leitura e a escrita em tinta e em braile. Neste ano, o tema proposto foi Bíblia em Braile em minha vida: 10 anos de história. 

Entre as organizações de apoio ao deficiente visual convidadas para o evento, estão Dorina Nowill, Laramara, Cadevi, Adeva, URDV e Instituto de Cegos Padre Chico. A organização com maior número de participantes será premiada. A SBB disponibilizará transporte gratuito para o local a partir da estação do Metrô Santa Cruz (em frente ao Colégio Arquidiocesano), às 7h15, e da estação de trem de Barueri, às 8 horas. 

Confira a programação completa:

- 8h00 - Cadastramento e Café da manhã 
- 8h45 - Abertura 
-  9h00 - Apresentação Musical – Coral Visão Real 
- 9h30 - Palestra - “10 Anos da Bíblia em Braile” – Erní Walter Seibert, secretário de Comunicação e Ação Social da SBB 
- 10h00 - Vídeo – 10 anos da Bíblia em Braile, com audiodescrição* 
- 10h15 - Narração de História “Davi e Golias”- Grupo dois na Mala - baseada na passagem bíblica I Samuel 16-17, com diálogos, sons e ações para instigar a imaginação dos convidados. 
- 11h15 - Visita à exposição do artista Renato Amisy no Museu da Bíblia (as obras de Amisy poderão ser tocadas) 
- 12h30 - Premiação do Concurso Literário - Entrega de troféus e medalhas 
- 13h00 – Encerramento 

*Haverá audiodescrição de Lívia Motta durante todo o evento. 

VI Encontro de Pessoas com Deficiência Visual 
Data: 22 de setembro de 2012 - sábado 
Horário: das 8h às 13h 
Local: Museu da Bíblia (MuBi) 
            Av. Pastor Sebastião Davino dos Reis, 672 – V. Porto, Barueri – SP 
Inscrições: (11) 4168-6225, (11) 3474-5733 ou 0800 -727 -8888



Fonte: Sociedade Bíblica do Brasil (SBB)
---------------------------------------