domingo, 30 de setembro de 2012

Pastor candidato aparece em morro cheirando a bíblia durante propaganda eleitoral gratuita


A propaganda eleitoral gratuita dos candidatos a prefeito de Vitória já registrou uma série de polêmicas durante a campanha. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES), a 56ª Zona Eleitoral da capital, responsável pelos processos com relação às propaganda, recebeu, até o final dessa semana, nove representações de candidatos pedindo, entre outros, suspensão dos programas de adversários e direito de respostas. Dos nove registros, seis dizem respeito aos candidatos Iriny Lopes (PT) e Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB). Outra polêmica da campanha, o vídeo em que o candidato Edson Ribeiro (PSDC) aparece cheirando a bíblia em um morro da capital também foi alvo de representação na Justiça Eleitoral por parte do candidato Montalvani (PRTB).

Cheirando a bíblia

Na propaganda, Edson Ribeiro aparece em um morro da cidade, e cheira uma bíblia, fazendo uma alusão a um outro pastor que causou polêmica no estado com a mesma atitude. Durante o programa eleitoral do última dia 12 de setembro ele diz que é 'cheirador de bíblia'.

"Sou pastor batista. Subo os morros, mas quando eu subo o morro, subo para pregar a bíblia. Se eu tiver que usar a bíblia, eu vou é cheirar. Porque eu como outros pastores sou 'cheirador' de Bíblia. Agora melhor ser 'cheirador' de Bíblia e subir o morro para pregar e evangelizar, as pessoas trazendo o evangelho de Cristo, trazendo a paz, trazendo o amor, trazendo Deus para a vida das pessoas. É melhor que os outros candidatos que sobem o morro para cheirar, porque esses que sobem o morro para cheirar cocaína, esses sim que você têm que preocupar", disse o candidato.

A veiculação gerou um pedido de suspensão do programa por parte do candidato Montalvani (PRTB) que alegou que a propaganda poderia gerar más interpretações.

'LP'

Iriny e Luiz Paulo também travam embates na Justiça Eleitoral na busca por direitos de resposta nas propagandas. A utilização por parte da campanha petista de um disco 'LP' em alusão ao nome do candidato Luiz Paulo também foi motivo de um pedido de direito de resposta do tucano, mas não concedido pela Justiça Eleitoral. Na propaganda da petista, é utilizada a frase 'O que não dá é ficar tocando o mesmo LP para sempre'.

O candidato Luciano Rezende (PPS) também foi alvo de decisão da Justiça Eleitoral. Luiz Paulo Vellozo Lucas entrou com uma ação pedindo a interrupção da divulgação das imagens de uma urna eletrônica em seu programa, com a alegação de que é proibido usar urnas ou simulacros. Houve liminar favorável ao tucano, mas já derrubada pela Justiça.

Rádio

Luiz Paulo e Iriny também têm travado batalhas judiciais por programas veiculados nas rádios. Em um deles, Iriny teria dito que Vitória possui a melhor qualidade de vida do país. Luiz Paulo entrou na Justiça alegando que a informação era mentirosa pois não havia fonte.

De acordo com o TRE-ES, alguns pedidos de direito de resposta chegam sem apresentar a mídia específica, como vídeos e áudios, e, portanto, alguns casos nem são julgados.


Fonte: G1
--------