domingo, 30 de setembro de 2012

Esquecendo e prosseguindo


"Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim." (Filipenses 3:13)

Após escrever sobre a suprema excelência de conhecer a Cristo, Paulo oferece uma sugestão, no sentido de permanecermos neste estado de comunhão. “...Esquecendo-me das coisas que ficam para trás...prossigo em direção ao alvo...em Cristo Jesus.” (Filipenses 3:13-14).

Para Paulo, para aquele que já experimentou a qualidade excelente da comunhão com Cristo, nunca fará sentido continuar a ter prazer na qualidade pobre das vivências do mundo. O Apóstolo usa o exemplo do passado e do futuro. Passado é a nossa submissão ao mundo que contraria ao Senhor. Futuro é o processo dinâmico, sofrido, cheio de fé, de “prosseguir para o alvo”, de prosseguir para Cristo. 

Nosso passado é muito mais do que um registro cartorial, inerme, daquilo que já vivemos. As experiências carnais que já tivemos sempre são usadas por Satanás, hipocritamente, para nos acusar. 

O inimigo, como “pai da mentira” está sempre dizendo que não valemos nada, que nunca chegaremos lá. Ele quer que vivamos como o salmista, impenitente, exclamando “o meu pecado está sempre diante de mim”. Esta, porém, é a receita de Paulo: “esquecendo-me”, isto é, pegando meu passado e, corajosamente, constantemente, entregando-o a Jesus. E é neste momento, nesta constatação do perdão do Senhor, que joga nosso pecado “no fundo do mar”, que conseguimos prosseguir. Prosseguindo para o futuro, para o alvo que é Jesus Cristo.


Fonte: Pr. Olavo Feijó em Amor em Cristo
---------------------------------------------