terça-feira, 18 de agosto de 2009

G 12 Evangélico ou Visão em Células

O G 12 ou Governo dos 12 foi criado com o principal objetivo de promover o crescimento da igreja tanto no aspecto qualitativo quanto quantitativo. Teve início no segmento evangélico neopentecostal todavia o movimento vem ganhando aceitação até mesmo nas igrejas evangélicas tidas como tradicinais.

O G12 foi fundado em 1991 pelo Pastor Cesar Castellanos Domingues, presidente da Igreja colombiana Missão Carismática Internacional, que afirma, então, ter recebido uma revelação profética da parte de Deus. Castellanos havia aplicado o modelo de igrejas em células do Pastor coreano Paul Young Choo, da "Igreja do Evangelho Pleno" porém os resultados não foram satisfatórios. Castellanos, em sua visão explica que a igreja deve ser subdividida em grupos, denominados 'células'.

G 12 no Brasil

Em agosto de 1998, o brasileiro Renê Terra Nova, da Igreja Batista da Restauração de Manaus, participou de um encontro em Bogotá, Colômbia, e, inspirado no trabalho do apóstolo Cézar Castellanos, fundou o Ministério Internacional da Restauração (MIR), do qual é presidente.

Outras duas lideranças aderiram ao movimento, o bispo Robson Rodovalho, fundador da Comunidade Sara Nossa Terra, e a apóstola Valnice Milhomens, da Igreja Nacional do Senhor Jesus Cristo.

Células
As células são realizadas nas casas, praças, colégios, etc, sempre com um estudo pré determinado sob a coordenação de um líder. O objetivo da célula é a multiplicação. Quando a célula atingir a meta de 24 membros é dividida em duas células de 12 membros, e assim por diante. Cada líder da célula é como um “micro-pastor”.

Encontro com Deus
O “Encontro” faz parte da estratégia de consolidação, nada mais é do que uma forma de transicionar ou receber a visão. São retiros de três dias, com os membros das células e também líderes que querem implantar a visão de células. Para participar é necessário passar pelas reuniões de pré-encontro, onde os participantes recebem ministrações preliminares. No Encontro se ministram libertação espiritual, cura da alma e batismo no Espírito Santo. Após voltarem do encontro são orientado a não revelar os acontecimentos e sim apenas dizer: "O Encontro é Tremendo!".

Multiplicação
O G12 é um governo que se multiplica através das gerações:
Primeira geração: os 12;
Segunda geração: os 144;
Terceira geração: os 1.728;
Quarta geração: os 20.736

Escada do Sucesso
O modelo é estruturado a partir de uma dinâmica definida como Escada do Sucesso. Que consiste em quatro princípios: ganhar, consolidar, discipular e enviar.

Ganhar: Ocorre quanto um novo visitante é convidado para a célula e começa a manter uma certa frequência.
Consolidar: O membro é consolidado na célula com o principal objetivo de levá-lo para o Encontro com Deus.
Discipular: Após ter feito o Encontro o participante é treinado para liderar células na Escola de Líderes, que leva em média 4 a 5 meses.
Enviar: O novo líder está pronto para ser enviado, ou seja, para abrir uma célula.
Escola de Líderes
O Treinamento é realizado pela Escola de Líderes de cada igreja e é obrigatória para todo aquele que deseja permanecer na visão. Aqui são preparados os discipuladores que irão dirigir as células e executar o programa de discipulado. O objetivo é que cada participante ou seguidor do G-12 alcance os seus 144 discípulos. Por fim, ocorre o Envio, quando os líderes treinados assumem a liderança de grupos em células, sempre de 12 pessoas, as quais estarão em treinamento para assumirem liderança. O principal objetivo é fazer de cada crente um líder e forme uma equipe de doze pessoas.

Metas
São estabelecidos alvos numéricos para estimular o crescimento da igreja ou seja, cada líder tem metas de discípulos, metas de células a serem abertas dentre outras.

Reencontro
O Reencontro é um novo Encontro para todo líder que terminou a Escola de Líderes e deseja abrir a célula. É uma estratégia para aperfeiçoar o líder na visão.

Resgatão
O Resgatão, como o próprio nome já diz, é uma forma de resgatar o líder.

Brigas e Rompimentos
Em março de 2005, Castellanos revelou aos seus seguidores que, a partir daquele momento, ia querer receber um valor das igrejas que utilizassem a nomenclatura G12. O então Apóstolo René Terra Nova que era um dos doze do pastor colombiano Castelhano, saiu da sua cobertura, desligou do G12, e adotou para si e sua igreja uma nova nomenclatura – Visão Celular (Movimento Celular, M12). Ele pediu para as igrejas jogarem fora todas as apostilas e livros do pastor Cesar Castelhanos. Lançou o Resgatão, ou seja, um tipo de encontro onde resgata tudo aquilo que o inimigo tomou, inclusive resgatar do G12 para o M12. Por isso é comum hoje encontrarmos igrejas que não mais usam o termo G12, mas continuam aplicando os mesmos ensinamentos aprendidos enquanto seguiam o colombiano. Hoje, é natural ouvir falar em M12, Visão Celular, Igreja em Células, que se utilizam dos mesmos ensinamentos originais do G12. Fonte: http://pt.wikipedia.org