terça-feira, 18 de agosto de 2009

Movimento de Renovação Carismática Católica (RCC)

Origem

A renovação carismática Católica, inicialmente conhecida como movimento católico pentecostal, ou católicos pentecostais, começou em um retiro para estudantes universitários na Universidade de Duquesne em Pittsburgh (Pennsylvania) em Fevereiro de 1967. O estudante Steve Clark durante o Congressso Nacional de "Cursilhos de Cristandade", mencionou o livro "A Cruz e o Punhal", do pastor John Sherril, sobre o trabalho do pastor David Wilkerson com os drogados de Nova York, falando que era um livro que o inquietava e que todos deveriam lê-lo.
Passaram a maior parte deste fim de semana em oração, pedindo a Deus que os deixassem experimentar a graça recebida através do Batismo e da Crisma. Naquele fim de semana, os estudantes tiveram uma poderosa e transformadora experiência de Deus, que passou a ser conhecida como “Batismo no Espírito”. O relato do final de semana e a experiência do Espírito Santo rapidamente se espalharam pelo campus da Universidade de Duquesne e, depois, por outras universidades americanas.
Logo, essa experiência carismática extrapolou as universidades e atingiu as paróquias e outras instituições católicas. Associações e organizações livres foram formadas. Congressos de carismáticos católicos começaram a acontecer, levando mais de 30.000 pessoas ao campus da Universidade de Notre Dame em Indiana em meados da década de 70.
A Renovação chamou a atenção da Igreja e os líderes do movimento se encontraram com o Papa Paulo VI em 1975, e com o Papa João Paulo II em várias ocasiões. Além disso, diversas Conferências Episcopais de vários países escreveram cartas pastorais de encorajamento e apoio ao movimento. A Igreja Católica desejava uma mudança, e a Renovação Carismática apareceu no momento em que procuravam.
A Renovação Carismática Católica não é um movimento mundial unificado e isolado. Ela não tem um fundador único ou um grupo de fundadores como muitos outros movimentos.

Um dos principais ícones da Renovação Carismática Católica no Brasil é o padre Marcelo Rossi que destacou-se pela forma como adota danças e coreografias típicas do movimento Renovação Carismática Católica e pelos trabalhos musicais em CDs, DVDs, cinema e televisão.
Cantando, dançando e fazendo coreografias em missas lotadas e programas de TV, o padre Marcelo Rossi se propõe a levar às pessoas a mensagem de Cristo e os ensinamentos da Igreja de uma maneira original, moderna e leve.
Batismo do Espírito Santo

Buscam o “Batismo do Espírito Santo” durante um seminário chamado “Seminário de Vida no Espírito”, embora muitas pessoas tenham sido batizadas fora deste seminário.
Grupo de Oração

O Grupo de Oração é a base da estrutura da Renovação Carismática. Organizados geralmente nas paróquias e liderados por leigos, eles são formados por um número variado de pessoas, em reuniões que acontecem semanalmente, utilizando músicas de louvor. Muitos dos grupos de oração deram origem às comunidades carismáticas. Estas comunidades têm várias estruturas, vocações, formas e graus de dedicação. Algumas delas foram muito importantes para o desenvolvimento e propagação da Renovação. Nos grupos de oração da RCC é muito comum o uso do dom de línguas. Também não é raro serem alegadas visões e profecias de origem sobrenatural que transmitiriam mensagens de Jesus, do Espírito Santo ou de Maria. Às vezes chegam a ser alegadas a realização de curas espirituais ou físicas e outros milagres.
Características e Doutrina

A RCC prega e vive a fé em Jesus, Senhor e único Salvador de todos e busca promover uma experiência (pentecostes) pessoal com Deus vivo para renovar os valores morais dos cristãos. Prega que o pecado - que consiste em um ato ou desejo contrário a vontade de Deus - é a fonte dos males vividos na sociedade atual. Ganância, egoísmo, soberba, vícios, mal uso da liberdade, etc são consequências dos pecados do homem. A não observação dos mandamentos da Lei Eterna afastam o homem de Deus e são obstáculos a vida Santa. Defende que Jesus tem o poder de libertar e perdoar os pecados e que,para isso, basta que o homem arrependa-se de coração diante dele. No movimento é presente a devoção à Maria, mãe de Jesus, proclamando a Virgem como bem-aventurada e pedindo sua intercessão e auxílio, já que ela viveu uma vida Santa e que serve de modelo a ser seguido para atingir a Salvação.
Como todo católico o bem maior que a RCC e a Igreja possuem é a Eucaristia que é a celebração da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo.

A RCC e a CNBB

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) possui um Documento, chamado Documento 53, com recomendações disciplinando certas práticas místicas no contexto da RCC. Recomenda-se, por exemplo, que se evite a prática do "Repouso no Espírito" (na qual as pessoas parecem desmaiar durante os momentos de oração, mas permanecem conscientes do que ocorre em sua volta). E preocupações exageradas com o demônio.

Celebrações
As principais celebrações da RCC são as reuniões, assim denominadas: Grupos de Oração; Encontro de Servos; Experiência de Oração; Escola Paulo Apóstolo; Seminário de Vida no Espírito; o Cerco de Jericó, que são 24 horas de orações, durante seis dias, em grupos que fazem rodízio de hora em hora; as 1000 Ave Marias, que são vinte terços rezados na seqüência; tardes ou noites de louvor; o Dia de Pentecostes, todas abertas à comunidade.

Críticas

Apesar da RCC ser reconhecida pela Igreja, há ainda muita resistência em muitas cidades. Aliás, o movimento já foi muito maior no país e enfraqueceu um pouco por falta de aceitação e de apoio, por parte de muitos dirigentes da Igreja Católica. Um ponto criticado do misticismo da RCC é o que chamam de "repouso no espírito". Também ocorre de membros da RCC alegarem experiências místicas como visões ou profecias com mensagens divinas, sentirem a presença de Maria e até a realização de curas e milagres. Como era de se esperar, esses relatos são vistos com ceticismo por muitos. Os carismáticos também costumam buscar a presença de Maria nas rodas de orações.
Alguns afirmam que as experiências tidas como sobrenaturais no contexto da RCC seriam facilmente explicadas pela ciência como tendo, na verdade, fundo psicológico. Fenômenos semelhantes ocorreriam em igrejas evangélicas pentecostais e no espiritismo.
Um dos maiores críticos da RCC é o padre Quevedo. Ele afirma que vivem em um ambiente fetichista, místico e alienante. Por outro lado, há também muitos religiosos católicos que dão forte apoio a esse movimento, vendo ele como uma fonte de renovação de Deus para a Igreja.
A RCC é mal vista por grupos mais tradicionais dentro do catolicismo, que a acusam de sentimentalista e irracional, além da acusação de que muitos abusos cometidas durante a celebração da missa são obra dos carismáticos.
Outro fato que desagrada aos tradicionalistas é o ecumenismo entusiasta de muitos membros da RCC, principalmente quando introduzem músicas pentecostais nas cerimônias católicas.

Influência dos Pentecostais

Especialmente no seu início, a RCC foi influenciada pelo movimento evangélico pentecostal. Seguem-se alguns dos maiores exemplos desse envolvimento.
O livro "A Cruz e o Punhal", influente na formação do movimento, foi escrito pelo Pastor David Wilkerson, que também pregou em um dos primeiros Congressos da RCC nos Estados Unidos;
Padre Tomas Forrest, liderança internacional da RCC no início do Movimento, teve sua experiência do 'Batismo' no Espírito Santo num retiro da Renovação Carismática Católica dos EUA pregado por dois padres, uma freira e dois evangélicos Metodistas.
Parte considerável das músicas do livro "Louvemos ao Senhor" e outras populares no movimento, têm origem no protestantismo, tais como “Buscai primeiro o Reino de Deus” e “Glorificarei teu nome, oh Deus”, "Pelo Senhor marchamos sim...”, “A alegria está no coração...”, “Posso pisar uma tropa...”, “Eu navegarei...”, “Espírito (...) vem controlar todo o meu ser...”, “Espírito, enche a minha vida, enche-me com teu poder...”, “Assim como a corsa...”, “Deus enviou seu filho amado...”, “Se as águas do mar da vida...”, “Eu sou feliz por que meu Cristo quer...”. Temos ainda exemplos mais recentes, como “Levanta-te, levanta-te Senhor... fujam diante de ti teus inimigos”, “Venho Senhor minha vida oferecer", “Meu pensamento vive em você...”, “Se acontecer um barulho perto de você...”, “Celebrai a Cristo, celebrai...”

De fato, algumas vertentes evangélicas pentecostais reclamam da RCC por esta copiar seus ritos e músicas. Por outro lado a RCC também tem suas próprias músicas. Para muitos carismáticos e pentecostais isso é visto de forma positiva, pois seria o início de um verdadeiro ecumenismo entre os cristãos através da partilha da música cristã.

O diálogo ecumênico e uma maior aproximação com fiéis de outras denominações cristãs é uma das metas do Vaticano e da CNBB e uma recomendação da Igreja aos fiéis católicos.

Fonte: http://www.iccrs.org/ http://www.tiosam.net/enciclopedia/ http://pt.wikipedia.org/