quinta-feira, 12 de novembro de 2009

John Avanzini

John Avanzini nasceu em Paramaribo, Suriname, América do Sul em 1936. Foi criado e educado no Texas, E.U.A. e concluiu seu doutorado em filosofia pela Universidade Cristã Batista em Shreveport, Louisiana. Avanzini agora reside com sua esposa Pat, em Fort Worth, Texas, onde administra seus negócios. Pastor da Faith International Center, em Dallas, Texas. Como tantos outros pregadores da teologia da prosperidade é também conhecido nacionalmente e internacionalmente em conferências e seminários sobre fórmulas milagrosas para fazer prosperar seus seguidores do dia para a noite.

É também mais um tele-pregador que na verdade propaga mais uma daquelas mensagens de enriquecimento financeiro. Seus ensinamentos são baseados na idéia de que Jesus e seus discípulos eram ricos e que ao crente é prometido riquezas. John comanda um programa na TV chamado "Princípios de Economia bíblica," um dos maiores programas em execução no Trinity Broadcasting Network exibido três vezes ao dia, sete dias por semana, por mais de 550 estações de televisão com uma audiência estimada de 30 milhões de lares em todo E.U.A., Austrália, Canadá.

Ele é autor de muitos livros com mais de quatro milhões e meio de cópias impressas. As teorias de John Avanzini são fundamentadas na idéia de que Jesus era rico e para isso utiliza a justificativa que a túnica que Jesus usava era um tipo de túnica que somente os reis e os ricos mercadores da época usavam, e que Jesus tinha uma bela e grande casa, e além de ter muito dinheiro porque tinha um tesoureiro.

Em suas mensagens prega sobre a lei da semeadura, ou seja, "é dando que se recebe" e motiva seus seguidores a serem ambiciosos e exigir de Deus seus direitos. Seu público alvo são os que estão endivadados e arruinados financeiramente, desesperados por uma solução milagrosa. Ele é mais um falso profeta que ensina a doutrina doentia que apela aos prazeres deste mundo.


Seja como for, Avanzini prega um Jesus que se parece mais com ele do que o Jesus da Bíblia. É mestre em distorcer os ensinos bíblicos para tentar afirmar que os cristãos devem ser ricos. John ostenta roupas caras, gravata, com desenho de dólares, anéis e pulseiras de ouro e um Rolex no pulso. Avanzini e todos os seus comparsas usam a Escritura com textos isolados fora do contexto para provar para as suas afirmações ridículas que Deus quer que todos usem roupas de grife e relógios Rolex.


Veja as heresias que ele declara:

“Jesus tinha uma bela casa, uma casa grande”.
(John Avanzini, Believer's Voice of Victory, TBN , 1/20/91) (John Avanzini, Believer's Voice of Victory, TBN, 1/20/91)

“Jesus usava roupas de grife”.
(John Avanzini, Believer's Voice of Victory, TBN , 1/20/91) (John Avanzini, Believer's Voice of Victory, TBN, 1/20/91)

“Se você tem um tesoureiro, significa que você tem um monte de dinheiro”.
(John Avanzini, Praise the Lord, TBN , 9/15/88) (John Avanzini, Louvai ao Senhor, TBN, 9/15/88)

“Jesus estava lidando com dinheiro”.
(John Avanzini, Praise the Lord, TBN , 9/15/88) (John Avanzini, Louvai ao Senhor, TBN, 9/15/88)