sexta-feira, 5 de março de 2010

Municípios de Santa Catarina proíbem as pulseirinhas do sexo nas escolas

Depois de Navegantes, onde os vereadores aprovaram lei, agora é a vez Itajaí, no Litoral Norte de Santa Catarina, proibir as chamadas pulseirinhas do sexo. O prefeito da cidade, Jandir Bellini (PP), anunciou nesta quinta-feira que encaminhará à Câmara de Vereadores um projeto de Lei para coibir o uso do adereço e de quaisquer outros que tenham conotação sexual nas escolas da rede pública municipal.

A procuradoria do município está analisando o texto da Lei. A intenção do Executivo é encaminhar o projeto o mais rapidamente possível para votação na Câmara de Vereadores.

Na semana passada, a Secretaria de Educação de Itajaí já havia orientado pais e alunos sobre o significado das pulseirinhas. Um comunicado foi distribuído nas escolas falando sobre a brincadeira e normatizando o uso dos adereços nas salas de aula.

A pulseirinha do sexo virou mania entre adolescentes entre 12 e 15 anos. Ela consiste em tirar o adereço do outro e, dependendo da cor escolhida, o "prêmio" pode ser um simples abraço ou uma relação sexual.

A mania surgiu na Inglaterra e chegou ao Brasil no final de 2009. Agora, com o início do ano letivo, pedagogos e orientadores estão apreensivos com a sua proliferação entre jovens nas escolas. A oferta e o preço acessível, R$ 2 por 10 pulseiras sortidas, atraem os adolescentes.

O importante, na visão do especialista em sexualidade José Claudio Diniz, é orientar os jovens que as pulseiras são apenas uma manifestação das relações de amizade.

- E a questão da sexualidade não deve ser tratada por meio de pulseiras coloridas. Pais e professores não devem associar o sexo a algo ruim. E, sim, explicar que o sexo é algo bom, mas não nessa idade - argumentou Diniz.

Significado das cores:

Amarela: abraço
Laranja: mordida
Roxa: beijo de língua
Cor-de-rosa: a menina mostra os seios
Vermelha: o menino ou menina senta no colo do outro
Azul: sexo oral praticado pela menina
Rosa claro: sexo oral praticado pelo menino
Branca: a menina decide
Verde: chupões no pescoço
Preta: fazer sexo com o rapaz que arrebentar a pulseira
Dourada: praticar todos os citados acima

Fonte: O Globo online
------