segunda-feira, 29 de março de 2010

Zé Bruno, ex Bispo da Igreja Renascer, abre nova igreja

Após um mês do anúncio da saída do bispo Zé Bruno, líder da banda Resgate, da Igreja Renascer, uma nova igreja foi aberta. Em nota de esclarecimento, a esposa do bispo, Blanche Bruno, escreveu que Zé Bruno tem um chamado de Deus para começar um novo ministério.

“Numa direção do Senhor e em decisão tomada em oração, inicio agora uma nova caminhada ministerial. Sei que o Senhor me abençoará, bem como a obra da Igreja Renascer que sempre terei no coração como minha casa e minha origem. Somos parte de um mesmo corpo e sempre juntos lutaremos pelo reino de Deus”, afirmou Zé Bruno.

Ao contrário do que alguns veiculos haviam afirmado, a saída de Zé Bruno da denominação Renascer não foi conflituosa, mas sim, “abençoada” pelo próprio Apóstolo Estevam Hernandes. Segundo Blanche Bruno o casal não esperava que a sua saída e a constituição de uma nova igreja seria tão rápida.

“Não achávamos que seria tão rápido pois queríamos dar um passo de cada vez, mas Deus fez diferente e o culto que iríamos fazer em casa com nossos filhos e meus irmãos e família cresceu, então a necessidade de estarmos em um lugar maior”, escreveu Blanche Bruno.

Segundo Zé Bruno esta nova igreja não foi constituída como uma forma de rebeldia e protesto contra a Renascer. Quando anunciou a sua saída ao Apóstolo Estevam Hernandes o bispo chegou a comentar que haveria pessoas que aproveitariam essa oportunidade para criticar a Igreja Renascer em Cristo.

Ainda segundo Blanche, a ideia dessa nova igreja se baseia no princípio da multiplicação. “Paulo e Barnabé se separaram e a Igreja cresceu, porque a Igreja não se divide mas multiplica, como os pães não diminuíram mas multiplicaram”. A doutrina desta nova denominação criada por Zé Bruno é identica a da antiga igreja que liderava, a Renascer.

Os cultos têm sido realizados desde a primeira semana de março na Associação Japonesa em São Paulo e reunido cerca de 400 pessoas. O bispo já está providenciando os documentos necessários para a abertura legal da nova igreja e a locação de um espaço próprio. Ainda sem nome, no próximo domingo, dia 28, haverá uma reunião para a escolha.

Muitas pessoas que estão frequentando os cultos são membros da Renascer. Na comunidade “Bispo Zé Bruno Banda Resgate” do Orkut há várias declarações afirmando sua fidelidade ao bispo, por isso Blanche Bruno escreveu que em nenhum momento convidou membros da Renascer para fazer parte da nova igreja. “Após o nosso desligamento liguei para os pastores do Jardins [uma das igrejas da Renascer], pois após sete anos caminhando juntos expliquei a nossa saída sem nenhum tipo de “contaminação”, pressão. Não liguei para nenhum oficial, não chamei ninguém para nos acompanhar”.

Segundo depoimento dado na comunidade do Orkut, no último domingo, dia 21, faltaram lugares pela grande quantidade de pessoas. São cerca de 200 pessoas por culto.

Por enquanto os cultos ainda serão realizados na Associação Japonesa, localizada na Rua São Joaquim, nº 381 em São Paulo. Os cultos são realizados às quartas-feiras às 20h e aos domingos, às 17h e 19h.

Zé Bruno e a banda Resgate

Diferente do que o líder da banda fez, os outros bispos da Renascer que formam a banda Resgate continuam sendo membros da denominação.

A banda Resgate esta gravando seu novo álbum de inéditas, este não será mais lançado pela Gospel Records, gravadora de Estevam Hernandes, mas sim pelo recem lançado braço gospel da Sony Music, considerada a melhor e maior gravadora do país.

Bispos da Renascer

Segundo a assessoria da Igreja Apostólica Renascer em Cristo, no último mês mais um bispo deixou a denominação do casal Hernandes. Segundo fiéis outros podem ter saído também, mas não há confirmação oficial da denominação.

No meio do mês de março a pastora Fernanda Hernandes foi ordenada como a nova bispa da Igreja Renascer, ela é filha do Apóstolo Estevam Hernandes e da Bispa Sônia Hernandes,

Outro famoso bispo da Renascer deixou a igreja em 2000 em um caso bem semelhante. O então Bispo Rinaldo deixou a liderança do ministério de evangelismo para fundar sua própria denominação, nascia então a Bola de Neve Church e o Ap Rina. Hoje estando em seis países a Igreja Bola de Neve é uma das denominações mais famosas do Brasil.

Fonte: Gospel+
----------