domingo, 4 de março de 2012

Escócia aprova nova lei contra fanatismo religioso no futebol

A Escócia aprovou uma nova lei contra os comportamentos ofensivos nos jogos de futebol a fim de reduzir o fanatismo religioso, com penas de até cinco anos de prisão. As informações são da rede de televisão BBC.

A nova Lei sobre Comportamentos Ofensivos e Ameaças - que tem o objetivo de reduzir o fanatismo religioso no futebol escocês - considerará como delito qualquer mensagem de cunho ameaçador no âmbito esportivo enviada por correio postal ou e-mail.

"Esta nova legislação não afetará o ambiente nem a paixão dos torcedores", disse Roseanna Cunningham, responsável de Segurança e Assuntos Legais na Escócia.

"Não se trata de reduzir a rivalidade nem a competição, que é a alma do futebol, mas de erradicar o sectarismo e outras expressões de ódio de nosso esporte nacional", disse Cunningham. "Fizemos caso à Polícia e aos fiscais quando nos comunicaram que precisavam de mais autoridade para poder parar o sectarismo no futebol e as ameaças publicadas na internet. Esta nova lei mostra que o fanatismo religioso não será tolerado e que aqueles que o promoverem serão duramente castigados".

As duas grandes equipes escocesas, Celtic e Rangers, católico e protestante, respectivamente, mantêm uma forte rivalidade tanto dentro como fora dos campos, que às vezes chega à violência.


Fonte: EFE
----------