quinta-feira, 22 de março de 2012

Mais antiga paróquia portuguesa nos EUA fecha por falta de fiéis

Sem fiéis, paróquia se vê entre igreja vazia e prédio decadente

“As pessoas estão mudando para os subúrbios e não vão à missa”, lamentou o monsenhor John Oliveira, da diocese de Fall River.

“É muito triste estar numa posição hoje na igreja em que temos de considerar fechar igrejas devido às perdas de fiéis e devido aos prejuízos com manutenção de edifícios envelhecidos”, adiantou o clérigo, descendente de açorianos, como muitos dos luso-americanos na região.

A paróquia foi estabelecida por imigrantes portugueses em 1871 e a igreja atual data de 1913, depois de um primeiro edifício ter sido destruído num incêndio.

Através de uma carta do bispo George Coleman, que foi lida em todas as missas do último fim de semana, a Diocese anunciou esta semana o fim da paróquia, cuja viabilidade estava sendo estudada desde 2009. Os fiéis passam a ser servidos pela vizinha igreja Our Lady of Mount Carmel.

“Posso imaginar como esta mudança será difícil para alguns. Crescemos ligados às comunidades e igrejas. Quando mudanças como estas chegam, com raízes econômicas e demográficas que estão além do nosso controle, torna-se difícil aceitá-las”, refere o bispo norte-americano, na carta citada pela imprensa local.

Com o número de membros da paróquia em declínio constante nos últimos anos, as receitas foram caindo de tal forma que a manutenção do edifício deixou de ser feita, e os últimos invernos trouxeram danos graves devido a infiltração de água.

“Todos esperávamos que a paróquia continuasse por muitos anos ainda. Depois de ver os dados apresentados, percebi que os objetivos estabelecidos em 2009 não foram cumpridos”, disse ele.

A igreja de Mount Carmel, também de maioria portuguesa, fica a menos de 1,6 quilômetros da igreja que foi fechada.
A transição está agora a cargo de um grupo de trabalho, que deverá determinar a data de encerramento.

Segundo monsenhor John Oliveira, Saint John incorporou nos últimos anos três outras paróquias, sobretudo estabelecidas por imigrantes europeus no século XX, de origem irlandesa, italiana ou polaca.

Com o fim da paróquia, restam agora apenas duas igrejas de maioria portuguesa em New Bedford: Mount Carmel e Immaculate Conception.

“Hoje há menos imigração, menos uso da língua portuguesa. As pessoas saem da cidade, as pessoas vão menos à igreja e portanto todas as paróquias sofrem”, disse monsenhor John Oliveira.


Fonte: Comunidade News
---------------------